RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

05 julho, 2011

Compêndio de Teologia

São Tomás de Aquino
Tradução e Notas de D. Odilão Moura, OSB.
Transcrição da edição de 1977 - 172 págs


  O Compendium Theologiae, que as primitivas coleções das obras de Santo Tomás de Aquino também intitularam Brevis Compilatio Theologiae ad Fratrem Raynoldum de Piperno, e De Fide, Spe et Charitate ad Fratrem Reginaldum Socium Suum é dos mais proveitosos trabalhos do Santo. Além de desenvolver, em síntese perfeita, os principais temas da Teologia,  encerra, no contexto desta ciência, uma perfeita súmula filosófica. Elaborado que foi nos  derradeiros anos da vida do autor, manifesta, em não poucas questões, o seu último  pensamento sobre as mesmas.
  Embora não terminado, as partes escritas do Compêndio de Teologia são rica fonte da  doutrina tomista.
  É inegável o valor filosófico das páginas do Compêndio de Teologia. A inteligência genial e multiforme do grande Mestre medieval não se limitou ao estudo das questões teológicas, embora nela a atividade teológica sempre estivesse em primeiro plano. Compreende-se.  Mergulhado que estava na contemplação de Deus, era natural que mais atraísse ao Santo a  sabedoria amorosa da Divindade, que a ciência racional do Ser. Não podendo, porém, fazer boa  e autêntica Teologia, sem que a razão estivesse aperfeiçoada pelo hábito da Filosofia  intimamente presa à realidade das coisas, evitando, assim, que a "ciência de Deus" se  degradasse e tombasse no plano da imaginação e da ficção, o Doutor Angélico,  fundamentando-se, em primeiro lugar, em Aristóteles, conseguiu o instrumento apto para a  sua especulação teológica, e nos legou a verdadeira Filosofia. Nele, o filósofo nasceu do teólogo,  mas nem por isso a sua Filosofia confundiu-se com a Teologia. 
  O  Compêndio de Teologia está prenhe de doutrina filosófica, e nele estão expostas as teses  fundamentais do tomismo: a intuição e a realidade do Ser; o ato e a potência, a essência e a existência como princípios do Ser; a divisão deste em substância e acidente; a matéria e a   forma como princípios essenciais do ser corpóreo; o conhecimento sensitivo e o conhecimento intelectivo; a unidade e as potências da alma humana; a unidade de Deus e os seus atributos.
  Entregando-se ao atraente labor de procurar, nesta tradução, os elementos da Filosofia do  Doutor Angélico, o Leitor curioso, calculados os riscos, descobrirá nos argumentos teológicos  todo um tesouro metafísico neles contido.


OBS: Agradeço ao leitor pelo trabalho de digitalização deste livro. Que São Tomás de Aquino interceda por mais esta generosidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

link off

Alexandria Católica disse...

Boa Noite!

Informo-lhe que não há problemas com este link que está ativo e funcionando normalmente.

Aconselho-te a usar outro navegador ou dispositivo, pois algo deve estar bloqueando o teu acesso...

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html