RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

26 julho, 2011

Pequeno livro que reúne dois ensaios

Karl Rahner/Joseph Ratzinger
Transcrição da edição de 1968 - 38 págs



  Comparadas com as grandes monografias teológicas, entre as quais se incluem os últimos volumes da coleção intitulada Quæstiones disputatæ, as páginas que se vão ler parecerão talvez um tanto isoladas e bastante pobres. Todavia, o que levou os autores destes dois modestos ensaios à ousadia de publicá-las, inserindo-os no rol de tão importantes obras, foi o fato de o assunto aqui tratado ser apenas uma quæstio disputata, no sentido original da expressão. Vale esta observação tanto para o aparato externo quanto para o conteúdo real deste pequeno livro que reúne dois opúsculos.
  O primeiro opúsculo do presente livro (da autoria de Karl Rahner) fora já apresentado em linhas gerais, na sessão do dia 28 de março de 1963 do Instituto J. A. Moehler, em Paderborn. A mesma informação se estende também à segunda parte do segundo opúsculo (o de J. Ratzinger), cujo texto foi aqui incluído na íntegra. A discussão na qual, naquela oportunidade, tomaram parte, entre outros, os nossos colegas de Bonn H. Jedin e H. Schlier, contribuindo com estímulos e críticas que muito penhoraram os autores, animou-nos a prosseguir nesta pesquisa.
  Quanto à primeira parte do trabalho de Ratzinger, consta do texto da aula inaugural ministrada pelo Autor, a 28 de junho de 1963, ao assumir ele a cátedra de Teologia Dogmática e de História dos Dogmas na Universidade de Munster. O propósito de ampliar o seu trabalho em conjunto, sob o ponto de vista histórico e positivo, lançando mão de abundante material armazenado, malogrou mais de uma vez, nos meses subsequentes, pois urgentes tarefas, às quais os autores se viram forçados, obrigaram-nos, de um modo ou de outro, a protelar quaisquer outros planos. Entrementes, o assunto aqui estudado conservou seu teor de verdadeira quæstio disputata.
  Assim sendo, cônscios das limitações de seu ensaio, os autores, acreditando que destes trabalhos possa talvez resultar alguma contribuição para o debate em torno do tema “Tradição”, ousam publicá-los, agora, em formato de livro. Deliberadamente renunciaram à preocupação de fornecer informações bibliográficas e ao intento de fazer obra completa, contentando-se apenas com aduzir a documentação de interesse mais imediato para o seu trabalho.
  O pequeno ensaio de Karl Rahner, em sua redação atual, foi ainda utilizado como texto de uma conferência feita pelo autor, ao ensejo de sua diplomação como doutor honoris causa pela faculdade Teológica da Universidade Católica de Munster, na Westfália, em maio de 1964. Não lhe pareceu necessário refundir posteriormente este texto nem muni-la de notas bibliográficas.
  Queremos repetir: este livro nada mais pretende ser do que uma sugestão feita com vistas ao diálogo teológico, em torno do conceito de Revelação e de Tradição. Temos a esperança de que, ao lado dos grandes trabalhos já existentes sobre este assunto, tal empreendimento não seja de todo considerado sem valor.
Roma, outubro de 1964.
KARL RAHNER e JOSEPH RATZINGER


ÍNDICE

Prefácio

Karl Rahner
Observações sobre o Conceito de Revelação

Joseph Ratzinger
Exame do Problema do Conceito de Tradição

PRIMEIRA PARTE
Revelação e Tradição, Ensaio de Análise do Conceito de Tradição
I- Posição do Problema
II- Teses sobre a Relação entre Revelação e Tradição

SEGUNDA PARTE
Explicação do Conceito de Tradição segundo o Decreto do Concílio de Trento

6 comentários:

Unknown disse...

carríssimo irmão precisamos de dowlonds, em bons blogs e portais; porque ainda números são grande de católicos são grande, e muitos. Homens e mulheres da nossa fé católica que não sabe usar um computador ainda não conheceram a fé apostólica de em nosso Senhor JESUS CRISTO. Não conhecedores da fé cristã e pricipalmente da fé apostólica, porque são fontes de grande homens. na vitalidade do envagelho, tenhamos compromisso com nosso amor por Jesus, e seu rumo da cidade de DEUS.paz e bem

CrisTan disse...

Egivan,

Muitos blogs e sites possuem o link deste blog e se você puder ajudar nisto também agradeço-lhe.

Que Nossa Senhora encaminhe as almas para que elas tenham boas leituras,

Saudações!

SAS disse...

Link não funciona

CrisTan disse...

Salve Maria!
Conforme esclarecido acima: "Alguns links dos arquivos disponibilizados através do 4SHARED estão temporariamente desativados. Por favor, aguarde, aos poucos eles estão sendo reativados e, enquanto espera, não esqueça de rezar por este apostolado. Deus lhe pague!"

Saudações!

Hiro Kumasaka disse...

Por gentileza, amigos, façam o upload desse importante documento seja para o Dropbox seja para o Google Drive e enviem o link para o blog de modo que possamos fazer-lhe o download.

Abraços

CrisTan disse...

Salve Maria, Hiro!

O link foi reativado. Aproveito para lhe pedir que também não deixe de nos ajudar qdo puder,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html