RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

07 outubro, 2012

Sobre o Matrimônio

Santo Agostinho
Edição de (?) - 37 págs



  A REGRA adaptada à vida matrimonial é um "vademecum", uma espécie de roteiro fácil de ser entendido e breve para poder ser lido com frequência. Seu conteúdo será excelente tema de meditação diária, de leitura espiritual e de exame a dois em tempos dedicados à reflexão e oração.

  O TRATADO SOBRE O MATRIMÔNIO, escrito no ano 401, teve como finalidade contestar os ataques que o monge Joviniano fez naquela época à virgindade. Complemento do mesmo é o livro "Sobre a Santa Virgindade" no qual Santo Agostinho canta as excelências da virgindade, fazendo sua apologia.

  Não foi apenas nele que o Santo abordou o tema matrimonial. Além desta obra, escreveu "Sobre as Uniões Adulterinas", "Do Matrimônio e da Concupiscência" a referiu-se ainda ao matrimônio em outros escritos como no "Concordância entre Mateus e Lucas sobre a Genealogia do Senhor".

  No livro "De Genesi ad Literam" encontra-se o texto tido tradicionalmente como norma da instituição matrimonial. O bem matrimonial descansa no tripé da fidelidade, dos filhos e do sacramento. A fidelidade exige que se mantenha incólume a fé prometida a que o vinculo conjugal nao se quebrante, prevaricando com outro ou outra.

  Os filhos exigem ser recebidos com amor, criados e sustentados com diligência e bondade e educados religiosamente.

  O sacramento jamais permite a separação e se esta acontecer nenhum dos cônjuges poderá contrair novo matrimônio, em vida do outro, mesmo que seja para conseguir descendência.

  Estes três pontos constituem a norma do matrimônio, no qual se dignifica a fecundidade da natureza e se domina a depravação da incontinência.

  O sermão está dividido em 13 capítulos, O capítulo 9 é o que trata sobre a repressão aos adúlteros e ao crime dos fornicadores. Serve como complemento ao Bem do Matrimônio.


Pe  Pablo Luna OSA

9 comentários:

Adelino Fernando disse...

sáibam mais!

Ingrid Freitas disse...

Não é possível fazer download.

CrisTan disse...

Salve Maria, Ingrid!

Não há problemas com este link que está ativo e funcionando normalmente.

O que ocorreu com seu download?

Saudações!

Unknown disse...

Salve Maria
Não consigo fazer download devido formato inválido.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Evelyn!

Acabei de verificar o link e não há problemas com ele, te aconselho a usar outro browser ou acessar de outro PC para que possas ler o arquivo. Espero que assim consigas,

Saudações!

Vitor Centeio disse...

Não é possível fazer o download.

"The key you provided for file access was invalid. This is usually caused because the file is no longer stored on MediaFire."

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Vitor!

Link retificado!

Agradeço o aviso,

Saudações!

Unknown disse...

Ao abrir o link, o livro disponibilizado é o da Virgindade, não o do matrimônio. Grata!

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Agradeço o aviso e informo-lhe que o link foi retificado,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html