RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

03 outubro, 2014

03/10 - Santa Teresinha em Gotas

Monsenhor Pedro Teixeira Cavalcante 


http://www.divinoespiritosanto.org/gotas.htm
Fonte
ESCLARECIMENTOS

  Este não é  apenas mais um livro sobre Santa Teresinha, nem somente uma nova coletânea de pensamentos da grande Santa de Lisieux. Antologias de Santa Teresinha  existem muitas, até mesmo aqui no Brasil.
  Este livro é a apresentação da mensagem teresiana em forma destilada, por isso, o seu título: Santa Teresinha em Gotas. Não é, pois, uma  simples coleção de pensamentos edificantes, que teriam o objetivo de serem, tão somente, pequenos ramalhetes espirituais.
  Estes pensamentos  de Santa Teresinha foram escolhidos com muito esmero e cuidado. Foram selecionados aqueles que pudessem, realmente, apresentar uma faceta do “Pequeno Caminho” teresiano. A ordem alfabética não deve enganar. Ela foi escolhida, para facilitar a consulta, mas os verbetes selecionados são aqueles que, numa síntese, poderão, muito bem, apresentar uma visão sucinta e de conjunto da doutrina  espiritual de Santa Teresinha. Portanto, trata-se de um livro para meditação, para estudos, para sermões, para retiros, para conferências e, também, é claro, para a alimentação espiritual. Poder-se-ia, assim, intitular este trabalho de “Santa Teresinha por Ela mesma”.
  Com tal objetivo, os pensamentos selecionados  se sucedem, em cada verbete, em ordem cronológica, para que o leitor possa seguir o itinerário da Santa. Ademais, foi  indicada a fonte de  cada pensamento, com referência bem clara, para que se pudesse consultar o texto completo, para uma possível complementação posterior, se desejada ou necessária  for.
  É conveniente que se expliquem alguns pontos práticos adotados no livro.
  Primeiramente, deve-se notar que, no caso de um pensamento  fazer referência a várias ideias, foi ressaltado o verbete mais salientado pela Santa. Mesmo assim, alguns textos aparecem repetidos, mas, em geral, eles não aparecem totalmente iguais nas várias transcrições, uma vez que, de cada vez salienta-se a ideia principal do verbete, em que estão situados.
  Em segundo lugar, como se trata de uma obra em um só volume, com o intuito de não torná-lo grosso demais, a síntese e a brevidade foram pistas determinantes. Para diminuir falta inevitável, foi colocada, após cada  verbete,  uma série de números complementares. Esses números não foram escritos simplesmente para adorno, mas indicam outros pensamentos que são, realmente, complementos das ideias propostas naquele verbete.
  Em terceiro lugar, é bom lembrar que alguns verbetes foram incluídos em outros, cuja extensão pareceu mais longa e abrangente. Assim, virgindade e pureza aparecem no verbete castidade. É claro que não se poderia citar todos os temas da mensagem teresiana em forma extensiva e separada, porque, então, o livro passaria a ser um grande dicionário, o que não era objetivo da obra.
  Por  fim, é necessário dizer que, é a própria Santa Teresinha a autora do livro. Em três longos anos de trabalhos, selecionei, traduzi e organizei, digitei e organizei estes pensamentos dentro de uma ótica global do “Pequeno Caminho”, mas foi tudo o que fiz. O conteúdo da obra, a mensagem do livro, as palavras empregadas, a metodologia da expressão usada, tudo, enfim, é de Santa Teresinha. Portanto, o que o leitor encontrar de bom e de útil neste livro, deve, unicamente, a Deus mediante os ensinamentos de Santa Teresinha; o que encontrar de mal apresentado, de não bem traduzido ou de erroneamente organizado, refira, imediatamente, à  minha imperícia cultural e à minha pobreza espiritual.
  Que em tudo, porém, Deus seja louvado e amado mediante a mensagem do “Pequeno Caminho”  teresiano, conforme sempre foi o desejo de Santa Teresa de Lisieux.



2 comentários:

Unknown disse...

Não consigo abaixar ,entra em um blog de uma paróquia

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Agradeço o aviso.
Link retificado,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html