RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

19 abril, 2015

Lírios Eucarísticos - Histórias Edificantes em 2 Volumes


Lírios Eucarísticos
Dom Joaquim G. de Luna, O.S.B.
Livros de 1934 e 1939



Volume 1
Primeira Série
Livro de 1934 - 217 págs
[...] Não é história inventada ou produto da imaginação o que está narrado aqui. São fatos reais dignos de serem imitados[...]


Volume 2
Segunda Série
Livro de 1939 - 211 págs
[...] Lede com atenção estas páginas e lede-as muitas vezes. Nelas encontrareis exemplos de virtudes a imitar[...] Jesus vos ama muito. Ele quer possuir os vossos corações, quer santificar as vossas almas[...]

~ * ~

ÀS MÃES DE FAMÍLIA
Mães Cristãs!

É o presente livro a continuação do primeiro que, com o título de LÍRIOS EUCARÍSTICOS, presenteei aos vossos filhinhos. É um feixe de dados biográficos de meninos piedosos, dos nossos tempos, que foram chamados por Deus ao desabrochar da vida. Como botão, foram colhidos pelo divino jardineiro para ornarem o trono do Senhor.
O que distinguia esses meninos, era um grande e terno amor a Jesus-Hóstia, ao Deus Escondido em nossos altares, onde dia e noite convida a todos a se aproximarem Dele, sobretudo os que sofrem: Vinde a mim todos vós que sofreis e eu vos aliviarei (Mat. 11-28).
Mães cristãs! Jesus tem fome e sede dos corações dos vossos filhinhos. Sim, Ele tem fome e sede desses corações puros e inocentes, afim de preservá-los do mal, afim de formá-los na virtude e santidade. É pois Jesus o grande amigo dos meninos, o grande amigo das crianças: Deixai que venham o mim os pequeninos (Mc. 10-14). Jesus quer tomar posse dos corações dos vossos filhinhos para que eles sejam bons e virtuosos, para que sejam a vossa consolação.
Mas, para que os vossos filhos sejam dóceis e obedientes, bons e virtuosos, para que sejam mais tarde modelos na sociedade, é necessário que eles cresçam num ambiente de piedade. É preciso que conservem o pureza do coração; que amem a Deus e desenvolvam os virtudes, desde o despertar da inteligência.
Quantas mães não têm derramado lágrimas copiosas, lágrimas grossas e amargas por não terem encaminhado os filhos, desde pequenos, no amor de Deus, na prática das virtudes, no combate aos seus defeitos! Não é fazendo em tudo a vontade dos filhinhos que as mães formam os corações desses entes queridos, que preparam filhos obedientes e carinhosos!
Mães Cristãs!
Lembrai-vos da vossa missão! Ela é santa! Ela é sublime! Os pais recebem de Deus o encargo de aumentar o número dos santos no céu. São eles, de certo modo, cooperadores de Deus na grandiosa obra da criação. Por isso, receberam a bênção do ministro do Senhor ao pé do altar no dia em que se uniram pelos laços indissolúveis e sagrados do matrimônio. Devem, portanto, receber os frutos dessa união como bênção do céu e não considerá-los como fardo pesado e incômodo, do qual se possam eximir.
Mas para que essa missão seja completa, para que ela corresponda aos desígnios do Criador, é mister que os pais eduquem os filhos para Deus, que os encaminhem na prática das virtudes. É dever de ambos os pais. Entretanto, o papel principal nesse trabalho tão belo quanto  necessário toca à mamãe. É ela que deve formar o coração dos filhinhos. A ela compete o cuidado de desenvolver as virtudes, ainda adormecidas, que eles receberam em gérmen com a graça do batismo. Porquanto, adormecidos estão também na criança os maus instintos, as paixões, triste herança que todos nós recebemos dos nossos primeiros pais.
Como jardineiro previdente, deve, pois, a mamãe cultivar com cuidado e carinho as florzinhas das virtudes, desde o desabrochar da inteligência dos filhinhos e, solícita, cortar as más ervas dos vícios logo ao despontarem.
Procurai, portanto, mães carinhosas, incutir no espírito dos vossos filhinhos a piedade! Encaminhai-os para Jesus. Ensinai-lhes a amá-lo no Sacramento do amor. Preparai-os para a Primeira Comunhão, logo que cheguem ao uso do razão; e uma vez que tenham os conhecimentos necessários, conduzi-os ao banquete eucarístico e procurai que Eles depois comunguem com frequência, afim de que Jesus-Hóstia seja a salvaguarda dos corações dos vossos filhinhos sobretudo na idade crítica.
Preservai os vossos filhos das más companhias, das más leituras, dos maus cinemas. Desenvolvei neles o amor à virtude e à verdade, o horror ao pecado, à insinceridade, à hipocrisia, à simulação, à mentira. Procurai encher a fantasia dos vossos filhinhos com exemplos de ações nobres, de ações generosas, com exemplos de histórias (verdadeiras) edificantes e atos de virtudes, de modo o gravar na criança a imagem dessas ações e excitar nelas o desejo de imitá-los. A fantasia do criança é muito sensível ás primeiras impressões, que se gravam nela para toda a vida.
Para isto serve o história edificante da vida desses meninos piedosos que, sendo dos nossos tempos, são exemplos de virtudes para os vossos filhos. E não penseis, mães carinhosas, que os vossos filhinhos, imitando as virtudes desses pequenos e tornando-se, como eles, bons e santos, irão por isso morrer ainda jovens, morrer cedo como eles! Não! Mil vezes, não! É preciso que os vossos filhos sejam bons e santos, desde pequenos, para que mais tarde sejam homens de caráter e de fé robusta; pais e mães de família tementes a Deus e de virtudes sólidas, modelos na nossa sociedade.
E a vossa missão será então completa e o vosso coração exultará de justa e santa alegria segundo as palavras do Livro dos Provérbios: O pai do justo exulta de prazer... Tenham esta alegria o teu pai e a tua mãe e exulte a que te deu à luz. (Prov 123, 24-25).
São Paulo, Mosteiro de São Bento — Natal de 1937
DOM JOAQUIM G. DE LUNA, O. S. B.

Um comentário:

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Por favor, tente agora...

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html