RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

11 agosto, 2015

Filosofia da Educação

Cônego Antônio Alves de Siqueira
Edição de 1948 - 464 págs


PREFÁCIO DA PRIMEIRA EDIÇÃO
Si non perventurum sciam,
gratulabor tamcn profecturum.
S. Hilário. De Trin., 1. I, c. X.
Lamenta Maritain, no prefácio ao "Essai de Philosophie Pédagogique" de Hovre, a carência de uma doutrina pedagógica sistemática, ligada estreitamente aos princípios de S. Tomás.
Deficiência realmente deplorável, não só do ponto de vista da Filosofia perene, que veria assim fecundamente alargado o seu âmbito e aprofundados em utilíssimo campo os seus princípios imortais, senão também da parte da própria Educação, porquanto só uma Filosofia universalmente compreensiva e intensamente viva, como o Tomismo, será capaz de oferecer aos labores pedagógicos suficiente embasamento racional, sólido e largo, vivificante e coerente em todas as partes.
Desejando ensaiar uma tentativa de realização dessa tarefa imensa e complexa, não o pretendemos ter obtido. Ela exige larga envergadura, amplo descortínio e provecta madureza de reflexão, progressivamente alcançada em diuturnas considerações sobre os liames entre a ciência da razão e a arte de educar.
Entanto, recreia-nos a ponderação que assim talvez adiantamos um passo no assunto bastante inexplorado ainda, e, sem embargo, tão fecundo. Às vezes abrir caminho é difícil, mas também suficiente para que outros, mais fartamente aparelhados, atinjam êxitos que ultrapassam de muito as modestas expectativas dos primeiros humildes.
Ainda assim, não fiados de nossa ignorância e inexperiência, buscamos autoridades, onde haurir princípios que orientassem nossas conclusões e aplicações, autoridades que fomos tecendo e ligando na acanhada medida de nossas possibilidades e na angústia de tempo de que alcançamos dispor.
Que Jesus, o Divino Mestre, para cuja maior glória nos demos a este labor, se digne acompanhá-lo de bênção e fecundá-lo misericordiosamente.
Queremos trazer, de público, um cordialíssimo agradecimento ao Exmo. Mons. dr. Antônio de Castro Mayer, que, com paciente amizade e esclarecida competência, levou a cabo uma revisão acurada e minuciosa do trabalho.
Aos caríssimos discípulos, para quem escrevemos as páginas que seguem, e a quem afetuosamente as dedicamos, pedimos nos relevem as falhas e procurem ampliar, com zelosa aplicação, as idéias e orientações que enfeixamos neste modesto quadro de estudos.
Seminário Central da Imaculada Conceição, Ipiranga, em São Paulo
31 de Dezembro de 1941, no 12o aniversário da Encíclica "Divini Illius Magistri" do S. Padre Pio XI, sobre a educação cristã.
Cônego A. A. de Siqueira


ÍNDICE

Capítulo I - Generalidades

Capítulo II - A Filosofia Pedagógica do Catecismo

Capítulo III - Causa Final da Pedagogia

Capítulo IV - Causa Eficiente na Educação

Capítulo V - Causa Material na Educação

Capítulo VI - Causa Formal na Educação

Capítulo VII - Causa Exemplar na Educação

__________
OBS.: Nossos sinceros agradecimentos à leitora que contribuiu conosco para que esta obra pudesse ser aqui divulgada! Que Nossa Senhora lhe retribua por esta generosidade da forma que Lhe é peculiar!

2 comentários:

Unknown disse...

BOA NOITE,

O LINK NÃO ABRE.

CrisTan disse...

Save Maria, Marcelo!

Link retificado!
Os links da nuvem do COPY foram desativados, por isto ocorrem estes erros,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo é o caminho, obras aqui não faltam para isso. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html