15 de outubro de 2016

Mestra de Vida Espiritual - Personalidade - Escritos

Frei Jesus Castellano Cervera, OCD
Edição de 1996 - 192 págs


Introdução
O estudo e a leitura das obras de Santa Teresa de Jesus necessitam de uma adequada introdução. Mesmo que a Santa tenha hoje e tenha tido leitores assíduos das suas obras e foi traduzida nas principais línguas do mundo - compreendidas aquelas que podem parecer mais exóticas como o japonês, o coreano, o turco, o tamil , o grego - uma melhor compreensão de sua pessoa, da sua doutrina e da sua mensagem necessitam de uma primeira aproximação metodológica para superar os inconvenientes que às vezes podem surgir na sua leitura e indicar as chaves de leitura de uma mensagem que mesmo sendo atual tem necessidade mediação do estudo científico e da interpretação teológica, espiritual e pastoral.
É mesmo uma introdução à leitura de Santa Teresa o que pretendo fazer com estas páginas seguindo a tradição de outros professores que me antecederam no ensinamento de Santa Teresa na Pontifícia Faculdade do Teresianum.
Estas páginas são devedoras também de seus ensinamentos, em especial das orientações e dos estudos do Frei Tomás Álvarez. Por isso, especialmente em alguns capítulos da primeira parte, não renunciamos a elaborar algumas suas páginas e inseri-las na tratação sistemática, para que não se percam preciosos fragmentos de sabedoria teresiana que tanto ajudam a descobrir a pessoa, o estilo e o gênio de Teresa de Jesus.
Na economia de um curso sistemático dividimos a tratação em três partes. Na primeira queremos apresentar a figura de Teresa de Jesus, a sua biografia, os seus escritos. Na segunda parte oferecemos uma introdução as suas obras maiores: Vida, Caminho de Perfeição, Castelo Interior. Na terceira parte, enfim, enfrentaremos algumas temáticas da teologia espiritual teresiana com estudos monográficos sobre a oração, o mistério de Cristo, a Virgem Maria, a santidade apostólica. Para outras temáticas o leitor encontrará indicações na bibliografia geral.
A falta de livros de introdução a Santa Teresa de Jesus em língua portuguesa nos aconselhou a seguir este método expositivo e a escolhe os conteúdos, acrescentando no fim de cada capítulo a bibliografia oportuna.
Roma, fevereiro de 1996.


MESTRA DE VIDA ESPIRITUAL
PERSONALIDADE
ESCRITOS
TEMAS DE ESPIRITUALIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

EM PROL do Clube de leitura masculino

EM PROL do Clube de leitura masculino
Clique na imagem acima! Não deixe de participar desta campanha!

CLUBE DE LEITURA feminino

CLUBE DE LEITURA feminino
Clique na imagem e aproveite a oportunidade de fazer parte do clube!