18 de agosto de 2017

Fontes Franciscana III - Volume I

Edição em Comemoração dos 800 anos - 717 págs


Depois da Legenda "Assídua" e das que se lhe seguiram na Idade Média, muito se escreveu sobre o santo lisbonense, nomeadamente, a partir do século XVI, tanto em Portugal como no estrangeiro; porém, as obras vindas a lume, desde então até ao alvorecer de 1900, por repetitivas e mesmo, em numerosas, acrescidas de casos maravilhosos que a fantasia dos seus autores e, quiçá, a devoção popular, atribuíram ao incomparável Taumaturgo da Itália, França e Portugal, mereceram acre censura, entre outros, de Afonso Lopes Vieira, quando, em 1932, deu à estampa o seu “Santo Antônio - Jornada do Centenário”.
[...] damos a versão portuguesa das nove primeiras Fontes Agiográficas (séc. XIII-X IV) a fim de aperfeiçoarmos a imagem histórica do glorioso Taumaturgo, e também, a dos seus Sermões Dominicais e Festivos, que temos como a mais lídima "radiografia" de António de Lisboa, com a sua abundante e profunda Ciência Teológica e Mística ao serviço dos homens, quando perdidos pelos labirintos escuros do erro e do mal.
Neste volume, na sua Primeira Parte, oferecemos a tradução das cinco primeiras Fontes Históricas: A Bula do Papa Gregório IX , a Vida Primeira, o Oficio Rítmico, a Vida Segunda e o Diálogo.
Na Segunda Parte, damos a tradução dos seus Sermões Dominicais, desde a Septuagésima ao Domingo do Pentecostes.
Uma palavra final de homenagem e gratidão aos Tradutores das Legendas, à prestigiada  Editorial Franciscana e a quantos devota e generosamente colaboraram nesta publicação, com relevo mui particular, ao conceituado antonianista dos nossos dias, Frei Henrique Pinto Rema, OFM, a quem devemos a quase totalidade das Introduções às Fontes e a tradução dos  Sermões do proclamado “Doutor Evangélico ” pelo Santo Padre Pio XII em 16 de Janeiro de 1946.
A glória e louvor de Deus Altíssimo no Seu e nosso Santo Antônio de Lisboa, de Pádua e de "todo o mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

EM PROL do Clube de leitura masculino

EM PROL do Clube de leitura masculino
Clique na imagem acima! Não deixe de participar desta campanha!

CLUBE DE LEITURA feminino

CLUBE DE LEITURA feminino
Clique na imagem e aproveite a oportunidade de fazer parte do clube!