RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

17 março, 2018

Caracterologia

Gaston Berger
Edição de 1965 - 298 págs



Orelhas do Livro

Entrei em contato com este livro há cerca de 12 anos, ainda aluna de faculdade e professora. Lembro-me que, como meus colegas de escola, fiquei agradavelmente surpreendida com a facilidade que este novo método introduzia na classificação dos tipos psicológicos. Durante algum tempo, chegou mesmo a constituir um jogo para nós o enquadramento caracterológico das pessoas que conhecíamos. Mais tarde, já casada, e com muitos filhos, cada um deles um tipo psicológico diferente do outro, com reações distintas e surpreendentes mesmo, lembrei-me de Gaston Berger e resolvi recorrer a ele.

Reli todo o livro. Classifiquei-me novamente. Ou melhor, classificamo-nos meu marido e eu. E fomos conhecendo melhor nossos filhos, e entendendo certas atitudes que tínhamos achado inexplicáveis. Foi uma experiência notável, e que, com a tradução que a AGIR ora nos proporciona, torna-se acessível a um sem número de pais e educadores. 

Combinando três elementos fundamentais da personalidade, emotividade, atividade e secundariedade (entendendo-se por secundariedade a repercussão de ação retardada, ou secundária, que têm os fatos  sobre a personalidade, em contraste com o efeito primário ou imediato), o autor classifica as pessoas  em 8 tipos: apaixonado (emotivo, ativo, secundário), colérico (emotivo, ativo, primário), sentimental  (emotivo, inativo, secundário), nervoso (emotivo, inativo, primário), fleumático (não emotivo, ativo,  secundário), sanguíneo (não emotivo, ativo, primário, apático (não emotivo, inativo, secundário); amorfo (não emotivo, inativo, primário). Todos os tipos são fartamente exemplificados com personagens da História: assim, Napoleão, Pascal, Pasteur, Miguel Ângelo foram apaixonados (isto é, emotivos, ativos, secundários), Luís XVI foi apático (isto é, não emotivo, inativo e secundário), etc.  etc.
Além daqueles três elementos fundamentais, existem ainda dois fatores complementares (polaridade, aproximadamente, grau de agressividade e amplitude do campo de consciência), e quatro fatores de tendência (avidez, interesses sensoriais, ternura e paixão intelectual), que modificam os oito tipos  fundamentais: assim, um “sentimental” reagirá deste ou daquele modo diante de uma situação,  conforme ele seja mais ou menos ávido, mais ou menos terno, etc. Â exposição teórica do sistema,  segue-se uma parte inteiramente prática, que se compõe de um questionário todo explicado e ilustrado, e de um modelo de ficha para a classificação dos tipos.
A leitura do livro só por si é extremamente interessante, pois Gaston Berger, embora não sendo um mero divulgador e sim um pesquisador que gravita nas altas esferas da Psicologia, sintetizou de forma didática e acessível o resultado dos estudos da escola de que faz parte. De tal modo que qualquer pessoa, ainda que não tenha tido contato prévio com livros de psicologia, poderá ler este tratado, compreendê-lo e aplicá-lo.
Irene da Silva Telles

ÍNDICE
Capítulo I - A Caraterologia e o conhecimentos dos homens
Capítulo II - As diferentes camadas da personalidade
Capítulo III - Os três fatores fundamentais
Capítulo IV - Os oito tipos e sua atitude diante dos conflitos
Capítulo V - Os fatores complementares
Capítulo VI - Os fatores de tendência
Capítulo VII - 0 sentidos da análise
Capítulo VIII – Ilustração e interpretação do questionário
Capítulo IX - O procedimento durante a analise
Anexo I - Modelo de ficha
Anexo II - Procedimentos estatísticos empregados
Anexo III – Questionário
Análise Caracterológica
Obras Citadas
Índice dos Personagens Estudados

9 comentários:

Ponto disse...

Livro muito bom! Te dá a oportunidade de um auto conhecimento melhor e até onde estou pecando mais(no meu caso percebi que sou muito orgulhoso,individualista e ambicioso demais)

Tiago disse...

Ótimo parabéns

Unknown disse...

Sou muito grata a Deus por seu apostolado 🙏🏽☺💕 Deus lhe abençoe!

Alexandria Católica disse...

Amen!

Por favor, não deixe de rezar por este apostolado. Deus lhe pague!

Saudações!

gildete disse...

Parabéns! Deus o proteja!🙏

Alexandria Católica disse...

Amen.

Unknown disse...

Um assunto muito rico a nos aprofundar ter conhecimento,maravilhoso .Porem como faço para adiquirir

Alexandria disse...

Boa Tarde!

Clique no título da obra e da nuvem baixe em seu dispositivo.

Bons estudos,

Saudações!

Anônimo disse...

Muito obrigado

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo é o caminho, obras aqui não faltam para isso. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html