25 de junho de 2019

"Cantei Vossos Louvores sete vezes ao dia"


Edição de 1940 - 234 págs


Por Ofício Divino entende-se a coleção de orações dadas pela Igreja afim de serem recitadas em diferentes horas do dia ou da noite. Segundo o que indicava o salmista “Cantei vossos louvores sete vezes ao dia”, a Igreja dos primeiros séculos, distribuiu as orações públicas em sete horas, as quais denominou:
Matinas e Laudes, que se recitavam à meia noite;
Prima, após o levantar do sol;
Terça, às nove horas da manhã;
Sexta, ao meio dia;

Noa, às três horas da tarde;
Vésperas, às seis horas da tarde;
Completas às 9 horas da noite.
Nos séculos de verdadeira fé estas diversas partes do Ofício Divino eram salmodiadas todos os dias às horas marcadas; mais tarde, a Igreja por condescendência e atendendo às necessidades e à fraqueza de seus filhos, mostrou-se mais indulgente neste ponto.
Estas diversas horas se referem, segundo os autores ascéticos, aos mais tocantes mistérios da vida de nosso Senhor Jesus Cristo.
O Ofício das Matinas nos lembra o nascimento do Salvador e sua vida dolorosa na gruta de Getsêmani, sua oração e agonia e as cordas com que o amarraram.
Laudes, celebramos a ressurreição e a assunção de Maria, que, segundo piedosa crença, se teria operado durante a aurora; é por este motivo que, no Ofício da Santa Virgem, a Igreja coloca em Laudes as antífonas da Assunção.
A Prima, lembramo-nos dos ultrajes, sofrimentos, açoites, etc., suportados por Jesus Cristo em casa de Caifás. Igualmente honramos a aparição à Santa Virgem após a ressurreição e a visita das santas mulheres ao sepulcro.
A Terça, lembramo-nos da flagelação, da coroação de espinhos e da condenação à morte. Podemos ainda honrar a descida do Espírito Santo, que se deu nesta mesma hora.
À Sexta, dedicamos à crucifixão de Jesus Cristo e às palavras pronunciadas por ele na Santa Cruz, dando-nos Maria por Mãe.
A Noa, consideramos Jesus morrendo na cruz, a agitação da natureza neste momento, a destruição do reino de Satanás, e a Igreja nascendo do lado aberto de seu Divino Esposo preso à Santa Cruz.
Em Vésperas, a Igreja propôs honrar a descida da cruz, o corpo de Jesus Cristo colocado nos braços de sua santa Mãe e a instituição do adorável Sacramento da Eucaristia.
Completas vêm, como o nome indica, formar o complemento, a conclusão de todo o Ofício e, assim, aqui se honra a sepultura de Jesus Cristo e a sua estadia no túmulo.
Os Terceiros encontrarão nestes pensamentos um alimento à sua piedade durante a recitação do Ofício Divino.
Os Irmãos e Irmãs da Penitência podem satisfazer ao Ofício Canônico prescrito pela Santa Regra, recitando o Ofício da Santa Virgem.
Por ele dirigimos diariamente à Maria Santíssima um culto de louvores e orações e a Augusta Mãe não faltará à esta piedade com a sua recompensa, fazendo sentir os efeitos de sua poderosa proteção. Pode-se recitá-lo em português, entretanto melhor é fazê-lo em latim. É esta a língua da Igreja e se bem que não a compreendamos, grandes frutos obteremos destas orações desde que as façamos com fé, piedade, atenção e confiança, pois serão Jesus Cristo e a Igreja que oram em nós, conosco e por nós.
As orações do Ofício produzem, em qualquer momento, os mesmos efeitos que os sacramentos, elas obtêm graças especiais de acordo com as necessidades daqueles que as recitam.
Durante a recitação do Ofício Divino podem ainda elevar-se a Deus os pensamentos.
Igualmente pode-se fazer o propósito de pronunciar com a maior atenção as palavras do Ofício e esta fidelidade respeitosa em  pronunciar as palavras  das orações constitui um ato de religião que muito honra a Majestade Divina.

4 comentários:

Magna disse...

Boa noite!

Saberia me informar sites em italiano e francês que possa baixar catecismos e histórias de santos para crianças?

Obrigada.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Magna!!

Desconheço estes tipos de sites.

Tenho dois livrinhos, em francês, digitalizados que são histórias em quadrinhos de Santa Bernadete e São Domingos Sávio, não sei se vc conhece, mas é da "Collection Chemins de lumière", Só tenho as imagens, tenho q ajeitá-las e limpá-las para criar o pdf, caso te interesse me avise,

Saudações!

Marco Tulio disse...

Uma coisa, no ofício da Nona do tempo ordinário não há sua conclusão e termina no meio do salmo 127.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Marco!

A que página vc se refere?

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

EM PROL do Clube de leitura masculino

EM PROL do Clube de leitura masculino
Clique na imagem acima! Não deixe de participar desta campanha!

CLUBE DE LEITURA feminino

CLUBE DE LEITURA feminino
Clique na imagem e aproveite a oportunidade de fazer parte do clube!