RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

12 agosto, 2019

Formação para as jovens nesta obra raríssima de 1899


Pe. Marchal
Missinário Apostólico
Edição de 1899 - 447 págs



"Minhas queridas meninas,

Tentei fazer um pouco de bem às vossas mães, dedicando-lhes um livro com o título: A Mulher como deve ser, e vossas mães foram assaz generosas desculpando minha franqueza e só considerando meus intentos. Muitas delas foram assaz indulgentes com suas felicitações e assaz amáveis, rogando-me que fizesse para suas queridas filhas 0 bem que eu lhes fizera. Este livrinho, que vos dedico, é, pois, a resposta às suas instantes solicitações. Foi feito na solidão a que sou obrigado pela minha saúde arruinada; e se me deu algum trabalho, foi isso a minha salvaguarda contra 0 aborrecimento. Conversando convosco, não pensava nas asperezas da vida, e minha alma hauria em vós um pouco de vosso frescor. Isto quer dizer que mereceis meu reconhecimento mais do que mereço vossos agradecimentos.

Um escritor demais leviano disse: “Não é raro verem-se meninos, isto é, crianças que têm de ser um dia homens; porém, veem-se muito poucas meninas. As meninas são mulheres mais pequenas do que as outras, mas são mulheres. Elas só precisam de crescer. Os meninos têm muito que aprender para serem homens; as meninas só têm que crescer para serem mulheres. Basta que não trepem mais nas arvores, que não percam mais lenços e que não metam mais os dedos no nariz.
Este escritor é um homem mau; e apresso-me em dizer-lhe que não sou inteiramente de sua opinião. Uma menina é uma rosa que só quer desabrochar em todo seu esplendor para exalar todo seu aroma: mas para se revestir de todo seu encanto, precisa dos raios do sol, das pérolas do orvalho e dos cuidados do jardineiro. Ajudado por vossas mães e vossas mestras, quisera ser esse feliz jardineiro e contribuir com 0 meu fraco préstimo para aformosear-vos, evitando ao mesmo tempo aborrecer-vos e assustar vossa candura.
Disseram das mulheres: nada iguala seu poder, a não ser sua fragilidade! Ora’ basta ter olhos para saber que os homens dizem tudo quanto querem das mulheres; estas fazem dos homens mais ou menos o que querem. Se os homens fazem obras primas, as mulheres dão-lhes as inspirações; e um grande pensador definiu a mulher: uma iniciação.
Se assim é, minha tarefa, posto que pequena, tem sua importância, pois uma menina está para a mulher assim como a flor está para o fruto. Trabalhar para sua perfeição é concorrer para a felicidade e para a salvação da humanidade.
[...]
Digne-se a Imaculada Maria Santíssima abençoar todas as minhas jovens leitoras e inspirar-lhes, com um pouco de indulgência para o autor, a firme resolução de serem mulheres fortes, em vez de ficarem bonecas onerosas. É o voto sincero que faz pela vossa felicidade e pela das outras meninas."
Vosso mui dedicado
V. Marchal.
Missionário apostólico
 Rua du Château, Pau.

ÍNDICE

Capítulo I
O myosote. Amai-me

Capítulo II
O lírio. Candura

Capítulo III
A violeta. Modéstia

Capítulo IV
A rosa. Amor

Capítulo V
O Morangueiro. Bondade perfeita

Capítulo VI
O Jasmim. Amabilidade

Capítulo VII
A Argentina. Sinceridade

Capítulo VIII
A resedá. Vossas qualidades excedem os vossos encantos

Capítulo IX
A laranjeira. Generosidade

Capítulo X
O louro. Glória


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo é o caminho, obras aqui não faltam para isso. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html