RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

21 abril, 2022

A Heróica Filha de Maria dos Andes da Patagônia

 
Luís Castano, S.D.B.
Edição de 1958- 295 págs


   Pode a história de uma jovem que viveu ignorada nos planaltos dos Andes, e morreu no viço da adolescên­cia, despertar interesse uns cinquenta e tantos anos após a sua morte? 
   No mundo sobrenatural da graça que transforma, e sublima as almas, cada flor - especialmente quando agreste e montesa - tem seu encanto, seus misteriosos reflexos de céu, sua fragrante suavidade. Assim como não permaneceram meninas na estima e na veneração da Igreja e da posteridade uma Inês e uma Cecília, na antiguidade, e, nos nossos dias, Maria Goretti, assim também uma jovenzinha como Laura Vicuña, que afron­ta, impávida, o heroísmo da virtude, não permanece menina, posto não tenha ultrapassado o período da ado­lescência. 
   A imolação cruenta, preferida à ignomínia do mal, elevando essas cândidas existências ao ápice da forta­leza cristã, fê-las gigantes, a despeito de sua pouca idade. Com admiração para todas as três, Santo Ambrósio repe­tiria: "O seu sacrifício foi superior à idade; a galhardia do seu espírito ultrapassou os recursos da natureza." Assim aconteceu com Laura Vicuña, cuja vida, aos 13 anos, embora não tivesse sofrido martírio cruento, re­sume uma esplêndida epopeia missionária. 
   Não falta absolutamente à jovem patagônica, a auréola de um martírio oculto, tanto 1nais digno de história, quanto menos frequente, para não dizer des­conhecido, no cenário da santidade juvenil antiga e mo­derna. 
Ao biógrafo compete apenas proceder com a sereni­dade do historiador e a sagaz ponderação do hagiógrafo. Por si sós falam os fatos que revelam a fisionomia, a missão especial da jovem andina, que, na prática das virtudes e na oferta de si mesma atingiu tão precoce maturidade de espírito e tal esplendor de perfeita exem­plaridade, que muitos lhe aug1tram, mesmo nesta terra, a glória dos santos.[...]


ÍNDICE

APRESENTAÇÃO

I. PRELÚDIO DISSONANTE
Cap. 1 — No Exílio
Cap. 2 — Prepara-se o Canteiro
Cap. 3 — Além dos Andes
Cap. 4 — Fatal Passo Materno

II. FLOR DE SANTIDADE
Cap. 5 — Sob o Manto da Auxiliadora
Cap. 6 — Primeiro Ano da Colégio
Cap. 7 — O Grande Encontro
Cap. 8 — Amizade e Santidade
Cap. 9 — Filha de Maria
Cap. 10 — As Férias Terríveis
Cap. 11 — Amarguras Íntimas e Votos Privados
Cap. 12 — A Oferta da Vida
Cap. 13 — Nos Píncaros do Heroísmo
Cap. 14 — Último Ano Escolar
Cap. 15 — Para o Ocaso
Cap. 16 — Derradeira Batalha e Últimas Despedidas
Cap. 17 — Triunfo de Graça e de Glória
Cap. 18 — Epílogo

III. RUMO AOS ALTARES
Cap. 19 — Fama da Santidade
Cap. 20 — A Causa de Beatificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo é o caminho, obras aqui não faltam para isso. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html