RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

02 junho, 2023

Livrinho encantador de nossa bibliografia infantil

 
Glori Regi
Edição de 1941 - 86 págs


Prefácio

[...] Com a maior naturalidade e vivacidade conta-nos Glória Regi o que foi a vidazinha do candidato aos clássicos: “galarins da peregrina fama” desde o berço até a descoberta de sua vocação: a de missionário das brenhas da nossa pátria e portador aos nossos selvícolas da luz do Evangelho.

Dentro deste curto lapso de dez anos descreve-nos o nosso autor uma série de particular idades da vida de seu pequeno biografado. Conta-nos de seu desejo de vir a ser soldado da pátria, narra uma sequência de traquinagens das quais se exclui a maldade, dá-nos impressões da estada na Europa, fala-nos da ingênua pretensão do menininho em acompanhar o pai, representante do Brasil, a um cortejo real e a uma recepção do Presidente da República Francesa e assim por diante.

Bons apanhados psicológicos do pequeno herói do livro são os que se referem às suas modestíssimas aspirações de futuro, à cena da festa do Natal em Paris, aos episódios de viagem da volta ao Brasil, aos contatos com os priminhos que aqui esperavam e seus companheiros de brinquedos etc.

Enquanto isto, vai o leitor acompanhando o desabrochar «a progressão do sentimento de piedade católica do futuro missionário do nossa selva, numa série de quadros repassados da sinceridade de quem os redigiu sob a instigação de intensa fé. Assim são estes em que se descreve o progressivo arrasamento das crenças do Tom e da sua obediência aos ditames da consciência. Ditamos que nos dez anos já se faziam cada vez mais fortes, esclarecidos e retos.

Em suma, este: Tom julga-se um grande homem, é um livrinho encantador a que auguro a mais brilhante carreira entre as milhares de obras de seu gênero constantes de nossa bibliografia infantil. Muito pouco haverá tão cheio de recanto natural como essa história de criança crescida e evoluída entre gente temente a Deus c possuída do espírito da nossa velha e sadia formação brasileira.

Afonso de E. Taunay
da Academia Brasileira de letras.
São Paulo, 30 de maio de 1949.

~*~
ÍNDICE

Onde nascerá o Tom?
Tom narra o seu nascimento
Soldado da Pátria
O palhaço
O transatlântico
No hotel
 O diplomata
O mar
Na loja
O boneco de neve
Baile infantil
O rei da glória
Cocheiro
Joaninha
Subam as malas
Brasil
Herói do dia
Mestre-escola
Desastre
A fruta de Conde
Índios guerreiros
Missionário




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html