RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

29 julho, 2013

Reunidas em um só lugar quase todas as obras do

Ao efetuar qualquer download, 

Pe. Leonel Franca, S.J.



Sobre o Jesuíta Leonel Franca

Fundador e primeiro reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Padre Leonel Edgard da Silveira Franca S.J. nasceu em 06 de janeiro de 1893, em São Gabriel, Rio Grande do Sul, de família baiana. Homem de profunda influência cultural e religiosa no Brasil, Padre Leonel Franca dedicou cerca de seus últimos dez anos à fundação e consolidação da primeira universidade particular do país. Conferencista de cultura profunda e vasta, suas palestras representavam acontecimento intelectual de primeiro plano. Nessas ocasiões levava a auditórios lotados figuras ilustres como Epitácio Pessoa, Pandiá Calógeras, Jackson de Figueiredo, Alceu Amoroso Lima, Sobral Pinto e Murilo Mendes.
Ingressou na Companhia de Jesus em 1908, depois de completados os estudos no Colégio Anchieta em Nova Friburgo, RJ. Já se manifestava então a insuficiência cardíaca que o acompanharia por toda a vida. Em 1910 iniciou o curso de letras, próprio da formação dos jesuítas e em 1912 seguia para Roma onde cursou o triênio de Filosofia na Universidade Gregoriana. Voltou ao Rio em 1915 e iniciou o magistério no Colégio Santo Inácio. Seu primeiro livro, "Noções de História da Filosofia" surgiu como prolongamento das aulas que ministrava, texto que se tornaria um "best seller", sendo lido, citado e usado em cursos de Filosofia até os dias de hoje.
Em 1920 retornou a Roma para o curso de Teologia de quatro anos tendo sido ordenado Sacerdote em 1923, ano em que publicou uma obra de grande fôlego, também um "best seller", "A Igreja, a Reforma e a Civilização". No ano seguinte doutorou-se em Filosofia e Teologia e em novembro de 1925 completou, em Oya na Espanha, o último ano da formação jesuítica, a chamada "Terceira Provação".
De volta ao Brasil, Leonel Franca ensinou aos estudantes jesuítas no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, onde estudara anos antes. Transferiu-se definitivamente para o Rio de Janeiro em 1927, onde publicou suas obras mais importantes como "O Divórcio" e "A Psicologia da Fé" e foi nomeado para o Conselho Nacional de Educação, do qual foi um dos fundadores em 1931. De volta ao Brasil, Leonel Franca ensinou Filosofia durante um ano aos estudantes jesuítas, em Nova Friburgo. Transferiu-se definitivamente para o Rio de Janeiro em 1927, onde publicou várias obras importantes, entre as quais "A Psicologia da Fé", "O Divórcio", “O Problema de Deus” e, talvez a mais notável delas, “A Crise do Mundo Moderno”. Em 1939 o Concílio Plenário dos Bispos do Brasil decidiu criar a Universidade Católica do Brasil, no Rio de Janeiro. Dom Sebasitão Leme, Cardeal Arcebispo do Rio encarregou seu conselheiro, Pe. Franca, de incumbir-se desta missão. Em outubro de 1940 decreto Presidencial criava as "Faculdades Católicas", que começaram a funcionar no ano seguinte, tendo como seu Reitor o próprio Pe. Franca. Em 1945 as "Faculdades Católicas" passariam a ser Universidade e dois anos depois, Pontifícia, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Apesar da sua saúde extremamente debilitada, Pe. Franca continuou dirigindo a Universidade, dada sua liderança inconteste, provavelmente o mais ilustre Padre no país, tanto pela sua cultura, como pela santidade de vida, até sua morte a 03 de setembro de 1948.

Obras Disponíveis
A Crise do Mundo Moderno
A Filosofia no Brasil
A Formação da Personalidade
A Igreja, a Reforma e a Civilização
Alocuções
A Psicologia da Fé
Catolicismo e Protestantismo

Exercícios Espirituais do Padre Leonel Franca
Imitação de Cristo
Liberdade e Determinismo
Livro dos Salmos
Noções de História da Filosofia
O Divórcio
O Método Pedagógico dos Jesuítas – Radio Studiorum
O Problema de Deus
O Protestantismo no Brasil Lutero e Frederico Hansen
Polêmicas
Relações entre Igreja e Estado



OBS.: Alguns arquivos foram "garimpados" da própria internet, caso algum leitor tenha os outros volumes das "Obras Completas do Pe. Leonel Franca" que faltam aqui e quiser disponibilizar, por gentileza entre em contato.
Que Nossa Senhora cumule a todos de abundantes graças!

21 comentários:

Felipe disse...

Para que a Coleção do Pe. Leonel fique completa acho que agora só falta o Livro dos Salmos, obra exegética escrita por este grande padre.

Edivaldo Júnior disse...

Em breve estarei publicando o livro dos Salmos em muito boa diagramação. Não me esquecerei de avisar...

CrisTan disse...

Salve Maria, Edivaldo!!!

Que alegria receber sua mensagem e ainda mais com boas notícias!!!
Agradeço a lembrança e ficaremos no ansioso aguardo de mais uma obra do Pe. Leonel Franca!

Cordiais saudações!

Anônimo disse...

Dentre as obras citadas, não encontro a Noções de história da filosofia. Ela foi realmente postada? Obrigado pelo trabalho.

CrisTan disse...

Salve Maria, Frederico!

O link foi retificado e agora vc poderá baixar todos as obras dele citadas nesta postagem,

Saudações!

Unknown disse...

Os links dos livros não estão disponíveis.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Ale S,

Clique no título em azul q, aqui no caso, é o nome do autor,

Saudações!

Ulysses disse...

Irmãos, sou protestante, mas reconheço no site um grande potencial e amor em espalhar o conhecimento e sabedoria que nosso Senhor outorgou aos homens! Agradeço de coração o vosso esforço em compartilhar tais obras e que Deus possa abenççoa-los cada dia mais. Muito obrigado de toda a minha alma

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Ulisses!

Agradeço seu comentário e aproveito para lhe recomendar que leia os livros do marcador, "seitas" para que siga no verdadeiro caminho que leva aos Céus!

Desejo lhe um Santo Natal e que a Sagrada Família o guie no caminho da Verdadeira Luz,

Saudações!

Unknown disse...

Como faço pra conseguir uma cópia do livro A Igreja, a Reforma e a Civilização, do Pé. Leonel França?
Meu e-mail: cabdm@me.com

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Carlos!

Se vc diz cópia física para uso pp, basta vc imprimir o arquivo.

Em tempo, não enviamos arquivos por email,

Saudações!

Unknown disse...

Prezados, teria como ajeitarem o link do livro "O problema de Deus" do Pe. Leonel Franca? Desde já, Deus os abençoe por tão valioso trabalho.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, José!

Agradeço o aviso!
Link retificado!

Saudações!

Escola da Nossa Senhora disse...

Olá, quero agradecer pelos os conteúdos e queria fazer um pedido e sei que deve ser um incômodo, mas não posso evitar de pedir de colocarem os arquivos no Google drive, pois pelo o mega não está concluído o download. Eu não entendo o porquê,

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Qual o problema que ocorre? Poderia me explicar melhor para que eu possa lhe orientar?

Informo-lhe que, infelizmente, trocar estes arquivos de nuvens não é uma opção, pois está tudo funcionando normalmente no MEGA, o que posso fazer é tentar lhe orientar para obter estes arquivos,

Saudações!

Brian disse...

Muito obrigado por disponibilizar essas obras.

Alexandria Católica disse...

Boa Tarde!

Considere ajudar este apostolado para que mais obras como estas possam estar aqui. Deus lhe pague!

Um Santo Natal!

Unknown disse...

Há um erros. Vocês só postaram o nome das obras, não linkaram com os pdfs.

Alexandria Católica disse...

Bom Dia!

Acesse o nome do autor que vc obterá todas as obras listadas,

Saudações!

Pablo Monteiro disse...

amigos, as obras deste padre sao de dominio publico? me tirem essa dúvida.

Alexandria Católica disse...

Pablo,

Ele faleceu em 1948, portanto os direitos autorais dos 70 anos da morte do autor expiraram, não sei lhe dizer com certeza se alguma editora comprou os direitos autorais após sua morte...

Espero ter ajudado,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html