5 de dezembro de 2010

COLEÇÃO "OS PENSADORES"


Fonte
Santo Anselmo

  • MONOLÓGIO - difícil de ser entendida devido ao entrelaçamento das muitas argumentações
  • PROSLÓGIO A VERDADE - Por isso, começou a pensar se não seria possível "encontrar um único argumento que, válido em si e por si, sem nenhum outro, permitisse demonstrar que Deus existe verdadeiramente e que ele é o Bem Supremo, não necessitando de coisa alguma, quando, ao contrário, todos os outros seres precisam dele para existirem e serem bons."
  • O GRAMÁTICO - constitui uma análise sobre se a palavra gramático designa uma substância ou uma qualidade.


Pedro Abelardo

  • LÓGICA PARA PRINCIPIANTES - Não damos o nome de filósofos a quaisquer estudiosos, mas apenas aos sábios, cuja inteligência se aprofunda na consideração das questões mais sutis.
  • A HISTÓRIA DAS MINHAS CALAMIDADES - Me adiantei nos estudos das Letras e abandonei meus irmãos a pompa da glória militar, preferi as armas dos argumentos dialéticos.



  • CONFISSÕESSanto Agostinho narra sua própria vida, sua evolução espiritual, sua procura da verdade. Não é apenas a história de um homem que se transformou num dos maiores nomes do pensamento cristão: é toda uma época que ressurge, marcando a transição da cultura greco-romana para a síntese entre Classicismo e Cristianismo.
  • DE MAGISTROO diálogo entre Agostinho e Adeodato focaliza a questão da linguagem, sua origem e papel no processo do conhecimento. Conclui que "não aprendemos pelas palavras que repercutem exteriormente, mas pela verdade que ensina interiormente".


São Tomás de Aquino


  • O ENTE E A ESSÊNCIA
  • QUESTÕES DISCUTIDAS SOBRE A VERDADE
  • SÚMULA CONTRA OS GENTIOS 
  • COMPÊNDIO DE TEOLOGIA - (cap. I a XXXVI e LXXVI a C) 
  • SUMA TEOLÓGICA - (seleção) 
Os textos escolhidos mostram as teses fundamentais do tomismo: a distinção entre essência e existência, a relação entre razão e fé, a noção de verdade, natureza e existência de Deus.


Dante Alighieri
  • VIDA NOVAapresenta o drama humano da procura da verdade eterna e de um mundo platônico de puras idéias.
  • MONARQUIAtratado político, analisa a relação entre poder temporal e poder espiritual.

Santa Faustina


1905 - 1938
"Tua tarefa é escrever tudo que te dou a conhecer sobre a minha Misericórdia para o proveito das almas, as quais lendo estes escritos, experimentarão consolo na alma e terão coragem de se aproximar de mim. E, por isso, desejo que dediques todos os momentos livres a escrever" (n° 1693).
Seguindo os passos de Ir. Faustina, lembrem todas as almas e, em especial, aquelas afastadas de Deus e submersas no desespero, que Jesus espera-as com a sua infinita misericórdia e convida-as a mergulhar nela com total confiança.

Seu maior desejo foi ser como Jesus: amar muito a Deus

Vertido do original alemão do Pe Carlos Dilgskron, C.Ss.R.
pelo Pe Oscar Chagas - 1934


1726 - 1755


Fonte
   O maior desejo de Geraldo Majella foi ser como Jesus: amar muito a Deus. Fazer tudo por Deus. Amar tudo por Deus. Conformar-se com Seu Santo querer. Sofrer tudo por Deus. Conheceu os redentoristas e pediu então para entrar entre eles; mas recebeu uma recusa também por causa de seu estado precário de saúde. Porém, continuou insistindo até que o Padre Paulo Cáfaro o aceitou, mas isto não sem uma certa dificuldade, enviando-o para o noviciado com um bilhete  no qual dizia: "Eu envio um irmão inútil."

   Por causa dos milagres que Deus fez por meio das preces de Geraldo em favor das mães, as mães da Itália se afeiçoaram a Geraldo e fizeram dele o seu padroeiro. No seu processo de beatificação, uma testemunha atesta que ele era conhecido como “il santo dei felici parti” – o santo dos partos felizes.

Vida de Santos

Albano Stolz
Transcrição do livro de 1952


1207 - 1231
  A caridade para com os pobres, doentes e a simplicidade de vida marcaram profundamente a história de Santa Isabel.

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

EM PROL do Clube de leitura masculino

EM PROL do Clube de leitura masculino
Clique na imagem acima! Não deixe de participar desta campanha!

CLUBE DE LEITURA feminino

CLUBE DE LEITURA feminino
Clique na imagem e aproveite a oportunidade de fazer parte do clube!