RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

05 dezembro, 2010

COLEÇÃO "OS PENSADORES"


Fonte
Santo Anselmo

  • MONOLÓGIO - difícil de ser entendida devido ao entrelaçamento das muitas argumentações
  • PROSLÓGIO A VERDADE - Por isso, começou a pensar se não seria possível "encontrar um único argumento que, válido em si e por si, sem nenhum outro, permitisse demonstrar que Deus existe verdadeiramente e que ele é o Bem Supremo, não necessitando de coisa alguma, quando, ao contrário, todos os outros seres precisam dele para existirem e serem bons."
  • O GRAMÁTICO - constitui uma análise sobre se a palavra gramático designa uma substância ou uma qualidade.


Pedro Abelardo

  • LÓGICA PARA PRINCIPIANTES - Não damos o nome de filósofos a quaisquer estudiosos, mas apenas aos sábios, cuja inteligência se aprofunda na consideração das questões mais sutis.
  • A HISTÓRIA DAS MINHAS CALAMIDADES - Me adiantei nos estudos das Letras e abandonei meus irmãos a pompa da glória militar, preferi as armas dos argumentos dialéticos.



  • CONFISSÕESSanto Agostinho narra sua própria vida, sua evolução espiritual, sua procura da verdade. Não é apenas a história de um homem que se transformou num dos maiores nomes do pensamento cristão: é toda uma época que ressurge, marcando a transição da cultura greco-romana para a síntese entre Classicismo e Cristianismo.
  • DE MAGISTROO diálogo entre Agostinho e Adeodato focaliza a questão da linguagem, sua origem e papel no processo do conhecimento. Conclui que "não aprendemos pelas palavras que repercutem exteriormente, mas pela verdade que ensina interiormente".


São Tomás de Aquino


  • O ENTE E A ESSÊNCIA
  • QUESTÕES DISCUTIDAS SOBRE A VERDADE
  • SÚMULA CONTRA OS GENTIOS 
  • COMPÊNDIO DE TEOLOGIA - (cap. I a XXXVI e LXXVI a C) 
  • SUMA TEOLÓGICA - (seleção) 
Os textos escolhidos mostram as teses fundamentais do tomismo: a distinção entre essência e existência, a relação entre razão e fé, a noção de verdade, natureza e existência de Deus.


Dante Alighieri
  • VIDA NOVAapresenta o drama humano da procura da verdade eterna e de um mundo platônico de puras idéias.
  • MONARQUIAtratado político, analisa a relação entre poder temporal e poder espiritual.

Santa Faustina


1905 - 1938
"Tua tarefa é escrever tudo que te dou a conhecer sobre a minha Misericórdia para o proveito das almas, as quais lendo estes escritos, experimentarão consolo na alma e terão coragem de se aproximar de mim. E, por isso, desejo que dediques todos os momentos livres a escrever" (n° 1693).
Seguindo os passos de Ir. Faustina, lembrem todas as almas e, em especial, aquelas afastadas de Deus e submersas no desespero, que Jesus espera-as com a sua infinita misericórdia e convida-as a mergulhar nela com total confiança.

Seu maior desejo foi ser como Jesus: amar muito a Deus

Vertido do original alemão do Pe Carlos Dilgskron, C.Ss.R.
pelo Pe Oscar Chagas
Edição de 1934 - 424 págs

St. Gerard Majella, Patron saint of Unborn children and expecting mothers
1726 - 1755

   O maior desejo de Geraldo Majella foi ser como Jesus: amar muito a Deus. Fazer tudo por Deus. Amar tudo por Deus. Conformar-se com Seu Santo querer. Sofrer tudo por Deus. Conheceu os redentoristas e pediu então para entrar entre eles; mas recebeu uma recusa também por causa de seu estado precário de saúde. Porém, continuou insistindo até que o Padre Paulo Cáfaro o aceitou, mas isto não sem uma certa dificuldade, enviando-o para o noviciado com um bilhete  no qual dizia: "Eu envio um irmão inútil."

Vida de Santos

Albano Stolz
Transcrição do livro de 1952


1207 - 1231
  A caridade para com os pobres, doentes e a simplicidade de vida marcaram profundamente a história de Santa Isabel.

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html