pelo Venerável D. Antônio Maria Claret
Arcebispo Demissionário de Santiago de Cuba,
Fundador da Congregação dos Filhos do Coração de Maria
Transcrito do original de 1911 - 22 págs
Introdução
Meu amado irmão em nosso Senhor Jesus Cristo. Por seres casado e pai de família, chamas-me a atenção mais do que qualquer outro homem; pois que, se cumpres bem os teus deveres, não somente serás feliz, como também farás felizes os teus filhos, e até os teus compatriotas participarão da tua felicidade; mas, se, pelo contrário, não cumpres com as tuas obrigações, se és omisso e descuidado, serás desgraçado com tua família, e muito mais longe se estenderão as tuas desgraças: - Assim é que São João Crisóstomo atribui a ruína e a perdição espiritual e temporal dos povos aos pais de família, por não cumprirem com os seus deveres.
Por isso, do mesmo modo que um hortelão (agricultor) zeloso emprega todo o sentido e todo cuidado na escolha dos melhores galhos para enxertá-los, afim de que suas árvores com o tempo produzam frutos especiais e saborosos, assim eu procuro com esmero escolher os melhores conselhos para incutí-los no coração dos pais de família, afim de que venham a produzir mais tarde preciosos frutos de santidade e de bons exemplos, que tomados pelos filhos, tornem-se estes bem educados e perfeitos imitadores das virtudes paternas, donde se forme uma sociedade verdadeiramente cristã, redundando tudo em proveito próprio e na maior glória de Deus, que é o meu principal intuito.
OBS.: Agradeço ao Ir. Francisco pela generosidade de enviar este arquivo transcrito com excelentes conselhos de Santo Antônio Maria Claret para os pais de família.
Que São José o abençoe sempre e também aos lares verdadeiramente católicos que procuram, em tudo, imitar a Sagrada Família!
Que São José o abençoe sempre e também aos lares verdadeiramente católicos que procuram, em tudo, imitar a Sagrada Família!