RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

16 novembro, 2021

Antologia➜A Língua Portuguesa no Brasil➜Literatura

 

Marques Rebelo
FENAME/MEC
Edição de 1967 - 366 págs



[...]um retrato vivo e expressivo da vida brasileira, através da palavra escrita dos seus destacados prosadores e poetas. E assim surgiu a Antologia Escolar Brasileira. Uma rica seleção de textos, onde se reúnem contos, crônicas, poemas, cartas, discursos e capítulos de romances em que se faz sentir marcantemente a evolução da Língua Portuguesa no Brasil[...]


  A ANTOLOGIA ESCOLAR BRASILEIRA destina-se aos ciclos ginasial e colegial, cabendo ao professor manipulá-la consoante as necessidades do ensino, dela extraindo o que sirva de mais adequado suporte para a lição, seja ela de linguagem ou de informação literária. Para tanto escolhemos textos realmente significativos de nossa Literatura, em todos os estágios de sua evolução, sem todavia estabelecer classificações estéticas ou históricas, à base das diversas correntes literárias já que tal critério favorecer ia controvérsias, que no caso reputamos indesejáveis. Preferível achamos deixar essa tarefa ao professor, de acordo com o seu ponto de vista e seu método de ensino, mesmo porque não pretende esta ser uma Antologia de História Literária e, sim, da evolução da Língua Portuguesa no Brasil, embora Língua e Literatura mantenham intima correlação, a ponto de quase fundirem-se, donde a oportunidade das breves notícias biobibliográficas, que precedem cada autor, fornecendo os elementos circunstanciais que permitam a sua configuração no plano humano, social e literário.

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html