1777 – 1853
Fundador da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo
|
O jovem sacerdote Gaspar na recreação com os meninos
Pe. Gaspar Bertoni trabalhou, desde os tempos de seminarista, no auxílio aos feridos de guerra e na instrução da juventude. Fundou Oratórios Marianos, onde reunia a juventude para orar e meditar a Palavra de Deus, e também para lazer e ocupações sadias, tirando-a daquele clima adverso que reinava na cidade. Os jovens formados por ele passaram a ser bem aceitos em todos os locais, pelo seu bom comportamento e aplicação no trabalho e nos estudos. Pe. Gaspar encaminhou esses jovens para artes e atividades através de preparação especializada, e mostrou-lhes o caminho da perfeita vida cristã. |
|
Pe. Gaspar e seus companheiros trabalhando como serventes de pedreiro nas obras nos Estigmas
Diante do altar de Santo Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas, Pe. Gaspar teve uma visão: era como se o santo lhe pedisse para fundar uma ordem religiosa. Seria uma tarefa quase impossível, pois, temendo qualquer reação contra eles, os invasores da cidade haviam proibido quaisquer reuniões ou aglomerações de pessoas. As ordens religiosas eram proibidas e até suprimidas, e até a ordem dos Jesuítas havia sido suprimida, na época.
Mas Pe. Gaspar, percebendo ser esta a vontade de Deus, passou a reunir-se com alguns companheiros, com objetivo inicial de estudos. E, como lutava para conseguir instalações para fundar uma escola para os meninos pobres, foi lhe dado um prédio anexo à Igreja dos Estigmas, para esta finalidade.
|
|
Pe. Gaspar confiou a sua Congregação ao patrocínio de Nossa Senhora e
São José
As regras para a sua congregação ele foi escrevendo aos poucos, conforme sentia a inspiração divina para isso. Mas, fundamentalmente, os religiosos Estigmatinos devem dedicar-se à pregação da Palavra de Deus com retiros e missões populares, à formação da juventude e ao clero, seguindo os passos de seu fundador.
E pela sua grande devoção por Nossa Senhora e São José, escolheu os Santos Esposos como patronos da congregação.
|