RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

16 agosto, 2012

Livro de Régine Pernoud

Régine Pernoud
Livro de 1974 - 167 págs


Eis uma obra que vem fazer luz sobre uma instituição sobre a qual recai um véu de mistério, de esoterismo, quase de magia. O leitor, ao longo do livro, verá as razões que contribuíram para esse halo enigmático. A Ordem religioso-militar do Templo, fundada em 1119, tinha a função de proteger os cruzados e peregrinos que se dirigiam à Terra Santa. No nosso País, inclusive, desempenhou um importante papel na defesa e povoamento do território.
Concluída aquela função, e fruto de uma acumulação de privilégios, a Ordem entregou-se a atividades de ordem financeira. De tal maneira se tornou poderosa que sobre ela se concitaram as atenções ávidas de alguns monarcas. Foi o caso de Filipe, o Belo, de França, que em 1307 ordenou o desencadeamento de uma vasta perseguição aos Templários, com o objetivo de proceder ao controlo das riquezas da Ordem.
Sobre todos estes fatos se debruça, com rigor histórico, Régine Pernoud, que não precisa de apresentações ao leitor português. Especialista de temas medievais, é a autora de outros livros publicados por nós, como Luz sobre a idade Média, As Origens da Burguesia ou O Mito da Idade Média.

ÍNDICE

Capítulo I
As origens do Templo

Capítulo II
Estruturas e vida quotidiana

Capítulo III
A arquitetura dos Templários

Capítulo IV
A epopéia do Templo

Capítulo V
Administradores e banqueiros

Capítulo VI
Detenção e processo aos Templários

Capítulo VII
Os Templários perante a posteridade

Bibliografia Sumária

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html