![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrHPBllxVH-P2jREJNQSU2A6aOPjYh9D_zN_ENZzF2Hm5xrXG4O-9IY03QGHqhf-e0pkpqAbaAHjWhRbquIjktDdKWbCgk6iJJLP7LcKlsF9pt2-E5XgbaedGZW3dTmh7e9QkzB8rEeJU/s1600/%255B002911%255D.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrHPBllxVH-P2jREJNQSU2A6aOPjYh9D_zN_ENZzF2Hm5xrXG4O-9IY03QGHqhf-e0pkpqAbaAHjWhRbquIjktDdKWbCgk6iJJLP7LcKlsF9pt2-E5XgbaedGZW3dTmh7e9QkzB8rEeJU/s1600/%255B002911%255D.png)
Paulo Combes
Edição de 1934 - 219 págs
Introdução — O «Livro da Educadora» não pode confundir-se com o «Livro da Mãe», como o «Livro da Dona de Casa» se não pode confundir com o «Livro da Esposa» — O «Livro da Esposa» e o «Livro da Mãe» têm essencialmente por objeto a feição afetiva, íntima, do papel da esposa e da mãe; os outros dois tratam do seu papel positivo; ativo, prático — da exteriorização do seu afeto.
Capítulo I — Começo da educação materna: A missão da educadora começa logo que a criança nasce. É preciso desde princípio incliná-la para bons hábitos que constituam uma «segunda natureza».