5 de julho de 2011

Teologia Moral

São Tomás de Aquino
Tradução e Notas de D. Odilão Moura, OSB.
Livro de 1977


  O Compendium Theologiae, que as primitivas coleções das obras de Santo Tomás de Aquino também intitularam Brevis Compilatio Theologiae ad Fratrem Raynoldum de Piperno, e De Fide, Spe et Charitate ad Fratrem Reginaldum Socium Suum é dos mais proveitosos trabalhos do Santo. Além de desenvolver, em síntese perfeita, os principais temas da Teologia,  encerra, no contexto desta ciência, uma perfeita súmula filosófica. Elaborado que foi nos  derradeiros anos da vida do autor, manifesta, em não poucas questões, o seu último  pensamento sobre as mesmas.
  Embora não terminado, as partes escritas do Compêndio de Teologia são rica fonte da  doutrina tomista.
  É inegável o valor filosófico das páginas do Compêndio de Teologia. A inteligência genial e multiforme do grande Mestre medieval não se limitou ao estudo das questões teológicas, embora nela a atividade teológica sempre estivesse em primeiro plano. Compreende-se.  Mergulhado que estava na contemplação de Deus, era natural que mais atraísse ao Santo a  sabedoria amorosa da Divindade, que a ciência racional do Ser. Não podendo, porém, fazer boa  e autêntica Teologia, sem que a razão estivesse aperfeiçoada pelo hábito da Filosofia  intimamente presa à realidade das coisas, evitando, assim, que a "ciência de Deus" se  degradasse e tombasse no plano da imaginação e da ficção, o Doutor Angélico,  fundamentando-se, em primeiro lugar, em Aristóteles, conseguiu o instrumento apto para a  sua especulação teológica, e nos legou a verdadeira Filosofia. Nele, o filósofo nasceu do teólogo,  mas nem por isso a sua Filosofia confundiu-se com a Teologia. 
  O  Compêndio de Teologia está prenhe de doutrina filosófica, e nele estão expostas as teses  fundamentais do tomismo: a intuição e a realidade do Ser; o ato e a potência, a essência e a existência como princípios do Ser; a divisão deste em substância e acidente; a matéria e a   forma como princípios essenciais do ser corpóreo; o conhecimento sensitivo e o conhecimento intelectivo; a unidade e as potências da alma humana; a unidade de Deus e os seus atributos.
  Entregando-se ao atraente labor de procurar, nesta tradução, os elementos da Filosofia do  Doutor Angélico, o Leitor curioso, calculados os riscos, descobrirá nos argumentos teológicos  todo um tesouro metafísico neles contido.


OBS: Agradeço ao leitor pelo trabalho de digitalização deste livro. Que São Tomás de Aquino interceda por mais esta generosidade.

2 comentários:

Apraze-me frase disse...

Link quebrado

A_Católica disse...

Salve Maria!

Siga o passo-a-passo do blog no link abaixo e certamente irá conseguir, pois o link está ativo e o download pode ser efetuado sem problemas,

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/p/passo-passo-para-efetuar-o-download.html

Saudações!

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo