RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

25 março, 2013

Cânticos Franciscanos

Coletânea de Cânticos Franciscanos
CEFEPAL
Livro de 1986 - 477 pags


APRESENTAÇÃO


“Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Só a Ti o louvor, a glória e a honra e toda a benção”. 
(São Francisco de Assis, no Cântico das Criaturas)

Há quase 800 anos, na paisagem privilegiada da Úmbria, ressoou, na voz humilde do pobrezinho de Assis, o hino que alguns classificaram entre as obras de maior transcendência da poesia ocidental. Francisco, o Santo Alegre, familiarizou-se na juventude com a poesia e a música dos trovadores. Nunca perdeu o gosto por essas artes, e a veia musical nele fluiu livremente a vida inteira, apaixonado que foi pelo Amor que não é amado. De galhos secos apanhados do chão, improvisou o violino para acompanhar os místicos arroubos em língua provençal. Foi um Santo que amou a Música, a Poesia e o Canto, reflexos luminosos do Grande Artista. E os Frades, como as Irmãs, ao seguir-lhe o exemplo, mantiveram a tradição de cantar nos Ofícios, nos piedosos exercícios e nos fraternos encontros da comunidade. As famílias franciscanas apreciam cantar. Veio do Pai espiritual a herança de externar pelo Canto e a Música a alegria de quem tem a certeza de ser querido de Deus.
Assim aconteceu que, há oito séculos, o imenso coro de franciscanos, irmãs franciscanas e irmãos da Ordem Franciscana Secular, espalhados até nos mais distantes recantos do planeta, cada um com sua língua e músicas próprias, compusessem uma contínua sinfonia universal, a elevar-se dos quatro cantos do mundo, como um louvor sonoro da criação que reconhece e proclama o Criador.
Em consonância com esta perene sinfonia franciscana, o CEFEPAL teve a feliz ideia de compilar um manual de cantos franciscanos. Foram convidadas a participar as Comunidades do Brasil inteiro. Centenas de composições apareceram, e foram entregues a um grupo encarregado de fazer a triagem e seleção.
Houve demorados trabalhos de copiar todas as músicas a máquina, revisar e reexaminar o que fora copiado. A intenção foi de oferecer a nossos irmãos franciscanos o melhor trabalho possível e que as falhas, sempre inevitáveis, fossem reduzidas ao mínimo. Foi assim que nasceu o CANTOR DO IRMÃO SOL.
Com esta publicação, nosso Pai São Francisco nos ajude a chegar mais perto do Criador, o Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor.

Obs.: Agradeço ao leitor Pedro pelo envio deste arquivo. São Francisco de Assis , rogai por nós!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html