8 de agosto de 2013

A Vida Religiosa e o Apostolado

Frei M. Vicente Bernadot, O.P.
Livro de (?) - 206 págs


JOVENS!
ESTE LIVRO É PARA VOCÊS
O ideal da vida religiosa ainda exerce, em nossos tempos, poderoso atrativo sobre os mais puros e os mais generosos dentre vocês. É grande o número dos que, tencionando elevar o próprio destino ao máximo de nobreza e utilidade, e sentindo borbulhar no coração o desejo da vida perfeita, julgam ouvir o apelo feito outrora ao jovem príncipe do Evangelho: “Vende tudo o que possuis, vem e segue-Me”.
Vago, entretanto, é o conhecimento de muitos, a respeito da vida religiosa, mesmo entre aqueles que a colocam bem alto; falta-lhes além disso, muitas vezes, o conselheiro desinteressado que lhes poderia revelar a beleza austera e fecunda dessa vida. Um dos males do nosso tempo é que entre os chefes postos pela Providência à frente da mocidade cristã, alguns procuram falsos pretextos para desviar os jovens da vida religiosa, que o próprio Deus, entretanto, apontou aos corações generosos como o mais perfeito ideal. Dai, tantas existências perdidas e estéreis.
No momento decisivo de orientar definitivamente o seu futuro, quisera este pequeno livro vir em auxílio de vocês, fazendo-lhes conhecer melhor o ideal proposto por Nosso Senhor Jesus Cristo e como tentou realizá-lo uma das grandes Ordens, que, segundo o veredicto da Santa Igreja, dele mais se aproximou.
É de coração que lhes oferecemos este livro. Primeiro, porque os convida a abraçar o que de maior pode haver no mundo: a vida religiosa e o apostolado — brotando este das energias íntimas daquela.
Coisa admirável na Igreja: sempre se pode empolgar o mais humilde dos homens, contanto que ame a Deus, com a simples apresentação de elevados pensamentos e nobres ideais.
Além disso, estas páginas não expõem uma teoria abstrata, mas uma concepção de vida que já demonstrou seu valor. Atestam sua eficácia sete séculos de existência. Declaram dever-lhes a santidade e a coragem uma multidão de santos, de mártires e de grandes homens. Nada mais fazemos do que repetir o que eles dizem: “Falamos daquilo que sabemos, damos testemunho daquilo que vimos”.
A Providência determinou a cada um de nós o seu lugar. No universo toda criatura tem utilidades na conquista das almas, temos todos uma função a exercer, missão de luz e de redenção. Grande graça é conhecê-la; e executá-la, nosso primeiro dever.
É para auxiliar vocês a discerni-la, que lhes oferecemos estas páginas.
São o resultado da experiência.
Talvez sejam vocês do número daqueles que Deus chamou à "obra régia da redenção das almas".
Leiam e, perante Deus, reflitam...

~ * ~ * ~


ÍNDICE

Dedicatória

Capítulo Preliminar: Fundação da Ordem

1ª PARTE
Preparação ao Apostolado
Capítulo Primeiro: A Perfeita Renúncia Evangélica
Capítulo Segundo: A Vida Contemplativa
Capítulo Terceiro: Preparação ao Apostolado

2ª PARTE
O Exercício do Apostolado
Capítulo Primeiro: Caráter do Apostolado Dominicano
Capítulo Segundo: A Pregação
Capítulo Terceiro: As Missões
Capítulo Quarto: O Ensino

3ª PARTE
Nossos Modelos
Capítulo Primeiro: São Domingos
Capítulo Segundo: Os Santos
Capítulo Terceiro: Os Mártires
Os Dominicanos no Brasil

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

EM PROL do Clube de leitura masculino

EM PROL do Clube de leitura masculino
Clique na imagem acima! Não deixe de participar desta campanha!

CLUBE DE LEITURA feminino

CLUBE DE LEITURA feminino
Clique na imagem e aproveite a oportunidade de fazer parte do clube!