22 de outubro de 2016

Filosofia da Educação baseada no Catolicismo

John D. Redden e Francis A. Ryan
Edição de 1973 - 539 págs

Os  autores falam de seu livro:
«O objetivo deste livro é apresentar a filosofia da educação baseada na filosofia católica da vida. Tentamos alcançar esse objetivo por três maneiras: 1) expondo os princípios da educação segundo a filosofia escolástica; 2) aplicando tal filosofia na apreciação crítica de determinadas falsas  filosofias da educação; 3) demonstrando que a educação  católica leva em conta o «homem integral», porque nela se compreende o desenvolvimento e a disciplina de todas as potencialidades do corpo e da alma e, por isso, é essencialmente religiosa, moral, liberal, cultural e universal.
... A filosofia católica da educação deriva-se das verdades contidas tanto no plano natural do pensamento quanto no plano sobrenatural da vida e do pensamento. A filosofia católica da educação, para ser completa, adequada e válida, deve conter um corpo de princípios derivados da investigação de um objeto  definido e esse objeto definido é a educação, que se baseia e se constrói com as verdades do plano natural e do sobrenatural.
Procurando atingir os objetivos a que nos propusemos,  limitamo-nos a tratar, apenas, da educação e segundo os princípios católicos. Nossa preocupação primordial não são as teorias e práticas decorrentes das falsas filosofias. Se delas tratamos, foi apenas com o intuito de demonstrar o erro, e evidenciar, de maneira mais objetiva, a solidez e aplicabilidade dos princípios católicos. As normas que decorrem desses princípios não somente constituem critérios adequados para avaliar os falsos princípios, como também sugerem processos corretos e já comprovados, que estão de acordo com a verdadeira natureza do educando e do processo educativo.
No que concerne às práticas educacionais correntes, delas tratamos, exclusivamente, nos seus aspectos filosóficos. Além disso, não fizemos tentativa alguma para explorar o conteúdo de determinados ramos da ciência da educação, tal como a psicologia educacional, a questão do currículo e dos métodos, a  administração e supervisão ou a análise dos tipos especiais de educação. Isto estaria além dos legítimos limites de um livro de filosofia da educação. O leitor interessado em  qualquer desses setores remetemo-lo à bibliografia especializada contida neste livro.
Este tratado destina-se especialmente aos cursos de Filosofia de Educação das Escolas Normais e das Faculdades de Filosofia, pois essas têm, entre seus objetivos, a formação do professorado. Os problemas para discussão e a bibliografia selecionada, inseridos em cada capitulo, propiciam material abundante para leitura suplementar e para investigações mais aprofundadas. Pode este livro servir, também, de Introdução ao estudo avançado da Filosofia da Educação.
Esperamos que o livro interesse não somente aos educadores e estudantes católicos, mas a todos os que se empenham no trabalho da educação pública. Para os que têm espírito aberto, o livro oferece oportunidade de se familiarizarem com os princípios sobre que se baseia a educação católica e, portanto, com a política e os pontos de vista dos educadores católicos, em relação às modernas teorias e práticas educacionais e suas consequências»

__________
OBS.: Agradeço ao leitor que nos permitiu disponibilizar esta obra para muitas pessoas! Que Nossa Senhora lhe recompense!


4 comentários:

Ailton disse...

nao consigo baixar...

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Ailton!

Siga o passo-a-passo e não terás problemas,

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/p/passo-passo-para-efetuar-o-download.html

Saudações!

Ailton disse...

Muito obrigado!
Parece que o problema era do meu dispositivo...
Que Deus lhe pague pela grande obra deste blog!

Alexandria Católica disse...

Amen!k

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

EM PROL do Clube de leitura masculino

EM PROL do Clube de leitura masculino
Clique na imagem acima! Não deixe de participar desta campanha!

CLUBE DE LEITURA feminino

CLUBE DE LEITURA feminino
Clique na imagem e aproveite a oportunidade de fazer parte do clube!