22 de outubro de 2016

Filosofia da Educação baseada no Catolicismo

John D. Redden e Francis A. Ryan
Edição de 1973 - 539 págs

Os  autores falam de seu livro:
«O objetivo deste livro é apresentar a filosofia da educação baseada na filosofia católica da vida. Tentamos alcançar esse objetivo por três maneiras: 1) expondo os princípios da educação segundo a filosofia escolástica; 2) aplicando tal filosofia na apreciação crítica de determinadas falsas  filosofias da educação; 3) demonstrando que a educação  católica leva em conta o «homem integral», porque nela se compreende o desenvolvimento e a disciplina de todas as potencialidades do corpo e da alma e, por isso, é essencialmente religiosa, moral, liberal, cultural e universal.
... A filosofia católica da educação deriva-se das verdades contidas tanto no plano natural do pensamento quanto no plano sobrenatural da vida e do pensamento. A filosofia católica da educação, para ser completa, adequada e válida, deve conter um corpo de princípios derivados da investigação de um objeto  definido e esse objeto definido é a educação, que se baseia e se constrói com as verdades do plano natural e do sobrenatural.
Procurando atingir os objetivos a que nos propusemos,  limitamo-nos a tratar, apenas, da educação e segundo os princípios católicos. Nossa preocupação primordial não são as teorias e práticas decorrentes das falsas filosofias. Se delas tratamos, foi apenas com o intuito de demonstrar o erro, e evidenciar, de maneira mais objetiva, a solidez e aplicabilidade dos princípios católicos. As normas que decorrem desses princípios não somente constituem critérios adequados para avaliar os falsos princípios, como também sugerem processos corretos e já comprovados, que estão de acordo com a verdadeira natureza do educando e do processo educativo.
No que concerne às práticas educacionais correntes, delas tratamos, exclusivamente, nos seus aspectos filosóficos. Além disso, não fizemos tentativa alguma para explorar o conteúdo de determinados ramos da ciência da educação, tal como a psicologia educacional, a questão do currículo e dos métodos, a  administração e supervisão ou a análise dos tipos especiais de educação. Isto estaria além dos legítimos limites de um livro de filosofia da educação. O leitor interessado em  qualquer desses setores remetemo-lo à bibliografia especializada contida neste livro.
Este tratado destina-se especialmente aos cursos de Filosofia de Educação das Escolas Normais e das Faculdades de Filosofia, pois essas têm, entre seus objetivos, a formação do professorado. Os problemas para discussão e a bibliografia selecionada, inseridos em cada capitulo, propiciam material abundante para leitura suplementar e para investigações mais aprofundadas. Pode este livro servir, também, de Introdução ao estudo avançado da Filosofia da Educação.
Esperamos que o livro interesse não somente aos educadores e estudantes católicos, mas a todos os que se empenham no trabalho da educação pública. Para os que têm espírito aberto, o livro oferece oportunidade de se familiarizarem com os princípios sobre que se baseia a educação católica e, portanto, com a política e os pontos de vista dos educadores católicos, em relação às modernas teorias e práticas educacionais e suas consequências»

__________
OBS.: Agradeço ao leitor que nos permitiu disponibilizar esta obra para muitas pessoas! Que Nossa Senhora lhe recompense!


4 comentários:

Ailton disse...

nao consigo baixar...

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Ailton!

Siga o passo-a-passo e não terás problemas,

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/p/passo-passo-para-efetuar-o-download.html

Saudações!

Ailton disse...

Muito obrigado!
Parece que o problema era do meu dispositivo...
Que Deus lhe pague pela grande obra deste blog!

Alexandria Católica disse...

Amen!k

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http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

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