29 de maio de 2018

Esclarecimentos para o Católicos


Pedro Strabelli
Edição de 1960 - 160págs



ESCLARECIMENTO
1 — Este despretensioso livrinho nasce por acaso. O autor, que jamais se julgou escritor, teve, no desempenho dos seus ofícios, de estar continuamente, em contato com não poucos representantes das muitas seitas protestantes, para não falar dos representantes das legiões dos 'indiferentes", dos "espíritas", dos “super-homens" que acham indignos de se CRER num Deus, ADORÁ-LO, AMÁ-LO, SERVI-LO...

E o que devia acontecer, não deixou de acontecer.
Para que se fizesse maior bem, pediram-me de passar para o conhecido Semanário LAR CATÓLICO, em forma de artiguinhos, as conversas que tinha nas minhas relações com protestantes.
Conhecendo minha incompetência em tão delicado assunto, fazia acompanhar os artiguetes, de orações e pequenos sacrifícios, oferecidos à Virgem Maria, a Santa Mãe de Deus, para que houvesse sempre uma sincera compreensão por porte daqueles que possivelmente, uma ou outra vez, se dessem ao trabalho de ler o que eu escrevia.
Muitas pessoas, quer dentre o povo, quer dentre os sacerdotes, insistiam comigo para que ajuntasse tudo num livro, mostrando-me o bem que daí poderia advir aos católicos, que têm hoje de enfrentar uma verdadeira perseguição das diversos seitas protestantes, não só nas ruas, nas praças, nos empregos, mas até em suas próprias casas... Contavam-me casos de entristecer um coração frio, mas reto... Isso levou-me a oferecer aos CATÓLICOS a presente brochura.
Queira Deus que produza algum fruto.

2 — Esses artiguinhos todos, apresso-me a dizer, são frutos de leituras e meditações. Temos livros que são a última palavra no assunto em foco. Mas quem do povo tem a coragem (sem falar do tempo e do dinheiro para aquisição), quem do povo tem a coragem de pegar dum enorme tomo e estudá-lo? Quem? Só o número das páginas quase que desanima a todos.
E tais livros, de valor inegável, ficam, PARA SEMPRE, nas nossas bibliotecas para pasto das traças e carunchos...
Os protestantes obrigaram-me a folheá-los. (Eis uma grande vantagem das heresias). E foi o que fiz. Abri aqueles grossos tomos. Matei-lhes as traças; tirei-lhes a poeira. Resumi e simplifiquei os irrespondíveis argumentos, de modo que o povo simples pudesse compreendê-los, e guardá-los de memória, e assim, não só tivesse pronta a resposta aos sofismas e paralogismos *evangélicos", mas também, o que muito mais importa, pudesse viver mais intensa e compreensivelmente a santa Religião Católica. O meu trabalho consistiu, pois, em estudar esses livros, simplificar-lhes os argumentos, despi-los de toda filosofia incompreensível para a massa do povo que somos nós, e revesti-los de um português simples, vivo, curto, atraente. Por esse mesmo motivo, foi que não temi transcrever muitas passagens, que achei estarem de acordo com a nossa psicologia atual.
Eis uma meia dúzia de livros mais folheados: Praelectiones Biblicae, de Simon-Prado; Manuel d'Ecriture Sainte, de Renié; Jèsus en son temps, de Daniel-Rops; Le peuple de la Bible e Quest ce que la Bible, também de Daniel-Rops; as obras de Leonel Franca referentes ao nosso assunto; uns artiguinhos muito bem elaborados da “’Agência S. Paulo (ASP); Dictionnaire de la Bible; Dictionnaire de théologie catholique, etc., etc. Tudo quanto o leitor encontra no presente livrinho, poderá encontrar de modo muito mais profundo, filosófico e completo nessas supracitadas obras.
Um rápido agradecimento necessário. Esses 'ESCLARECIMENTOS AOS CATÓLICOS* não sairiam a lume, se não fosse a insistência do Revmo. Pe. Artur Schwab. S.V.D., que por diversas vezes, por cartas encorajou-me a publicá-los.
Deus o recompense, eis o desejo sincero do autor.
PEDRO STRABELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo