13 de abril de 2011

O Catecismo dos Primeiros Cristãos


     
   "Didaqué é um manual de religião ou, melhor dizendo, uma espécie de catecismo dos primeiros cristãos. Esse documento nos permite conhecer as origens do cristianismo, e principalmente nos dá uma idéia de como eram a iniciação cristã, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades [...] Sobretudo, mostra que o cristianismo não é devoção individualista, mas um caminho comunitário em que todos os setores da vida e do comportamento devem ser penetrados pela Palavra de Deus e pela oração [...] Escrita principalmente para os pagãos (nações), ela ainda salienta que o cristianismo não é uma redoma onde a comunidade se refugia, mas um fermento que se expande para transformar toda a sociedade."

10 comentários:

albertolimadesouza@hotmail.com disse...

Sei que o Didaqué é realmente um Catecismo dos primeiros cristãos e que teve São Pedro e muitos dos Apóstolos como co-autores. Trata sobretudo das Palavras de Cristo no momento em que celebrou a Primeira Eucaristia.Sei que recentemente foi editada uma versão antiga, mais próxima da original. Gostaria muito de levá-la no meu coração. Alberto Lima - Fortaleza - CE.

A_Católica disse...

Olá, Alberto!

Este é mesmo um excelente livro, o tenhamos sempre vivo na memória!

Saudações!

Glauber Ferreira - AMDG disse...

Quero baixar! Kd o LInk, Alexandria? =D

A_Católica disse...

Glauber, clique no título em azul.... vc irá pra outro site, pq bloqueram este livro no meu 4Shared =(

Saudações!

Jorge Mendes disse...

O Título em Azul também não funciona...

A_Católica disse...

Jorge,

Agradeço o aviso!

Tente agora que o link foi novamente retificado,

Saudações!

Felipe Moura disse...

Essa edição vem de fontes católicas confiáveis? E como se sabe se a origem do Didaqué é realmente essa? (Pergunto a fim de elucidar dúvidas)

A_Católica disse...

Salve Maria, Felipe!

Este livro foi editado pela Paulus.

O que dizem da Origem dele é o seguinte:
Trata-se indiscutivelmente de uma preciosidade documental, um conjunto de textos que nos permite um mergulho profundo no inconsciente dos primeiros seguidores de Jesus, um olhar incrivelmente vivo e preciso sobre a maneira de ser e pensar das comunidades cristãs de 2 mil anos atrás. Atualmente, os estudiosos concordam que a obra é fruto da reunião de várias fontes escritas e/ou orais, que retratam a tradição viva das comunidades cristãs do primeiro século. Os locais mais prováveis da sua origem são a Palestina e a Síria.
Esse documento nos permite entender melhor as origens do cristianismo, dá uma ideia de como eram a iniciação, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades. O(s) autor(es) dirige(m) seus ensinamentos às comunidades formadas pelos primeiros convertidos, que vinham principalmente do paganismo.

Acredito sim que seja confiável.

Saudações!

O FILHO DA MAMÃE disse...

"O FILHO DA MAMÃE" é O TÍTULO DO MEU BLOG"
Gostaria de colocar o " magnficat. não sei como aplicar.

A_Católica disse...

Escreva um email para:

alexandriacatolica@ymail.com

Assim poderei lhe dar as coordenadas,

Saudações!

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo