RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

13 abril, 2011

O Catecismo dos Primeiros Cristãos

Catecismos dos Primeiros Cristãos
Edição de (?) - 24 págs

     
   "Didaqué é um manual de religião ou, melhor dizendo, uma espécie de catecismo dos primeiros cristãos. Esse documento nos permite conhecer as origens do cristianismo, e principalmente nos dá uma idéia de como eram a iniciação cristã, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades [...] Sobretudo, mostra que o cristianismo não é devoção individualista, mas um caminho comunitário em que todos os setores da vida e do comportamento devem ser penetrados pela Palavra de Deus e pela oração [...] Escrita principalmente para os pagãos (nações), ela ainda salienta que o cristianismo não é uma redoma onde a comunidade se refugia, mas um fermento que se expande para transformar toda a sociedade."

13 comentários:

albertolimadesouza@hotmail.com disse...

Sei que o Didaqué é realmente um Catecismo dos primeiros cristãos e que teve São Pedro e muitos dos Apóstolos como co-autores. Trata sobretudo das Palavras de Cristo no momento em que celebrou a Primeira Eucaristia.Sei que recentemente foi editada uma versão antiga, mais próxima da original. Gostaria muito de levá-la no meu coração. Alberto Lima - Fortaleza - CE.

CrisTan disse...

Olá, Alberto!

Este é mesmo um excelente livro, o tenhamos sempre vivo na memória!

Saudações!

Glauber Ferreira disse...

Quero baixar! Kd o LInk, Alexandria? =D

CrisTan disse...

Glauber, clique no título em azul.... vc irá pra outro site, pq bloqueram este livro no meu 4Shared =(

Saudações!

Dra. Marthiane Souza disse...

O Título em Azul também não funciona...

CrisTan disse...

Jorge,

Agradeço o aviso!

Tente agora que o link foi novamente retificado,

Saudações!

Unknown disse...

Essa edição vem de fontes católicas confiáveis? E como se sabe se a origem do Didaqué é realmente essa? (Pergunto a fim de elucidar dúvidas)

CrisTan disse...

Salve Maria, Felipe!

Este livro foi editado pela Paulus.

O que dizem da Origem dele é o seguinte:
Trata-se indiscutivelmente de uma preciosidade documental, um conjunto de textos que nos permite um mergulho profundo no inconsciente dos primeiros seguidores de Jesus, um olhar incrivelmente vivo e preciso sobre a maneira de ser e pensar das comunidades cristãs de 2 mil anos atrás. Atualmente, os estudiosos concordam que a obra é fruto da reunião de várias fontes escritas e/ou orais, que retratam a tradição viva das comunidades cristãs do primeiro século. Os locais mais prováveis da sua origem são a Palestina e a Síria.
Esse documento nos permite entender melhor as origens do cristianismo, dá uma ideia de como eram a iniciação, as celebrações, a organização e a vida das primeiras comunidades. O(s) autor(es) dirige(m) seus ensinamentos às comunidades formadas pelos primeiros convertidos, que vinham principalmente do paganismo.

Acredito sim que seja confiável.

Saudações!

O FILHO DA MAMÃE disse...

"O FILHO DA MAMÃE" é O TÍTULO DO MEU BLOG"
Gostaria de colocar o " magnficat. não sei como aplicar.

CrisTan disse...

Escreva um email para:

alexandriacatolica@ymail.com

Assim poderei lhe dar as coordenadas,

Saudações!

Unknown disse...

Muito bom

mari disse...

link não abre

Alexandria Católica disse...

Mari,

Tente agora.

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html