11 de julho de 2011

21 razões para rejeitar a Sola Scriptura

Joel Peters

Fonte
  "Nós cremos somente na Bíblia, e a Bíblia inteira é a única regra de fé para o cristão”.
  Talvez você já tenha ouvido esta frase ou algo parecido de um cristão protestante. Ela é, em  essência, o significado da doutrina da Sola Scriptura, ou Somente a Escritura, que alega que a  Bíblia - interpretada individualmente pelo crente - é a única fonte de autoridade religiosa e é a  única regra ou o único critério em quê o crente deve acreditar. Por esta doutrina, que é uma  das fundamentais doutrinas do protestantismo, o protestante nega que exista qualquer outra fonte de autoridade religiosa ou revelação divina à humanidade.
  A Igreja Católica, por outro lado, afirma que a regra imediata ou direta de fé é o ensino da  Igreja. Este, por sua vez, tem suas Fontes da Revelação Divina - A Palavra Escrita, a Sagrada Escritura, e a Palavra não-Escrita, conhecida como Tradição. A autoridade do Magistério da  Igreja Católica (chefiado pelo Papa), apesar de não ser ela própria uma fonte de revelação divina, possui a missão de interpretar e ensinar tanto a Escritura como a Tradição. Estas duas  formas são as fontes da doutrina cristã, a regra de fé cristã remota ou indireta.
  Obviamente, estas duas visões apresentadas são opostas, e aquele que busca seguir Cristo  deve ter a certeza de que está seguindo a verdadeira.  
  A doutrina da Sola Scriptura se originou com Martinho Lutero, um monge alemão do século 16  que quebrou sua união com a Igreja Católica Romana e iniciou a Reforma Protestante(*).  
  Em  resposta a alguns abusos que ocorriam na Igreja, Lutero tornou-se um grande oponente de  certas práticas. Como tais abusos de fato ocorriam, Lutero estava correto em se revoltar.  Contudo, houve uma série de confrontos entre ele e a hierarquia católica. E à medida que  foram evoluindo, as disputas foram se centrando na questão da autoridade da Igreja e - pelo  ponto de vista de Lutero - se o ensino da Igreja deveria ser considerado regra de fé legítima  para os cristãos. 
 Crescendo as disputas entre Lutero e a hierarquia da Igreja, ele a acusava de haver  corrompido a doutrina cristã e distorcido as verdades bíblicas, e cada vez, mais e mais, ele  acreditava que a Bíblia, interpretada por cada indivíduo, era a única regra de fé religiosa para  o cristão. Rejeitou a Tradição assim como a autoridade do ensino da Igreja Católica (com o Papa como sua cabeça) como tendo legítima autoridade religiosa. 
  Um observador honesto poderia perguntar, portanto, se a doutrina de Lutero sobre a Sola  Scriptura seria uma restauração genuína das verdades bíblicas ou a promulgação de uma  visão pessoal acerca da autoridade da Igreja. Lutero era um apaixonado pelas suas crenças, e  foi bem-sucedido em divulgá-las, mas estes fatos por si só não são garantia alguma de que o  que ensinou esteja correto. Pelo fato de o bem-estar, e mesmo o destino eterno das pessoas,  ser uma aposta de confiança, o fiel cristão precisa estar precisamente seguro neste assunto.

* A reforma protestante não foi uma reforma no sentido verdadeiro da palavra, mas sim uma revolução - uma alteração violenta da legítima  religiosidade e ordem civil.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite ,parabéns pelo trabalho ,que Deus sempre os abençoe! ..não estou conseguindo baixar este livro

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Júlio!

Algo deve estar bloqueando o seu acesso, pois o link está ativo e ele abre diretamente a caixa para salvar em seu PC.

Postar um comentário

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Qualquer quantia tem grande valor!

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

Vocação➡Monja Redentorista

Vocação➡Monja Redentorista
Clique na imagem para obter maiores informações!

Aderindo ao clube através da imagem abaixo você também nos ajuda!

Aderindo ao clube através da imagem abaixo você também nos ajuda!
CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA PARTE!