28 de dezembro de 2011

Leitura diária - Reformatado

Pe. Ascânio Brandão
Livro de 1936 - 416 págs


   "...Pensam muitos que Jesus, Nosso Mestre e Senhor, vive continuamente de azorrague em mão para nos castigar. E, contudo, para felicidade nossa sabemos que, enquanto não chega o dia das contas finais, Jesus está sempre a mostrar-nos o Seu Divino Coração, fonte inexorável de misericórdia e perdão. Mover homens a nutrem cada vez mais esta convicção tão rica de sentimentos de contrição e generosidade, afigura-se-me um meio caminho andando para conversão espiritual e eterna salvação.[...] Não escrevi e nem pretendo aqui vos dar meus leitores, um Tratado, um estudo  metódico da virtude da Confiança. O que aí vai é uma série de pequeninas meditações ou leituras para cada dia do ano, numa grande variedade de assuntos sobre o tema geral: A CONFIANÇA!

   - A CONFIANÇA não é uma virtude passiva. Não basta só confiar e cruzar os braços. NÃO EXISTE E NÃO PODERÁ EXISTIR, disse Leão XIII, virtude passiva. A confiança não exclui, antes, supõe o esforço, a luta, o sacrifício. A paz de Nosso Senhor se conquista na guerra. Guerra às más paixões, guerrra ao nosso EU. Condição essencial da santidade é o Amor. E o amor é o fruto e a conquista de uma vida espiritual de uma ascese forte, viril, enérgica, e toda impregnada de abnegação e de sacrifício. Que ninguém confunda esta consoladora doutrina da confiança com um SEMI QUIETISMO perigoso que parece inculcar às almas, até mesmo às pouco adiantadas, disposições de passividade que não convém realmente à todos e, pretende chegar cedo demais a SIMPLIFICAR a vida espiritual, esquecendo que para a maior parte das almas, esta simplificação só se fará utilmente, depois dos longos exercícios da meditação discursiva do exame, e da prática das virtudes morais.
  O Breviário da Confiança varia de página a página, porque variadas são as dores e amarguras desta pobre vida [...] É uma palavrinha amiga para cada dia, uma gota de bálsamo para feridas que a vida nos vai abrindo também cada dia no pobre coração..."
Pe. Ascânio Brandão




OBS.: Meus sinceros agradecimentos à leitora Monique que, generosamente fez uma contribuição para o blog, tornando assim possível que este livro fosse aqui postado e, consequentemente podendo ser muito útil à todos.

Que Nossa Senhora retribua esta sua bondade, Monique,
com muitas graças!


Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

EM PROL do Clube de leitura masculino

EM PROL do Clube de leitura masculino
Clique na imagem acima! Não deixe de participar desta campanha!

CLUBE DE LEITURA feminino

CLUBE DE LEITURA feminino
Clique na imagem e aproveite a oportunidade de fazer parte do clube!