RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

15 julho, 2021

Breviarium Romanum ➔ São Pio X

  
Breviarum Romanum
Ex Decreto
Sacrosancti Concilii Tridentini
Restitutum Summorum Pontificum
Cura Recognitum 
S. Pii V. Pontificis Maximi
Jussu Editum
Aliorumque Pontificum
Cura Recognitum
Pii Papae X
Auctoritate Reformatvm



Edições de 1942 - 1345 págs


Edições de 1942 - 1399 págs


Edições de 1942 - 1322 págs


Edições de 1942 - 1208 págs


O que é um Breviário Romano?

Breviário é uma categoria de livro litúrgico que contém o texto e as "rubricas" (instruções) das horas canônicas (ou ofícios divinos) católicas de todos os dias do ano. Possui a designação breviário em decorrência da reunião dos distintos livros usados na Idade Média, mas assim mesmo é tão grande que costuma ser dividido em quatro partes, nomeadas de acordo com as estações do ano a que se referem (no hemisfério norte, onde surgiu o cristianismo): pars hiemalis (parte do inverno), pars verna (parte do primavera), pars æstiva (parte do verão) e pars autumnalis (parte do outono).

Para o musicólogo, a grande utilidade do breviário é apresentar todos os textos das horas canônicas com a ortografia, pontuação e forma oficiais, pois os manuscritos de música sacra possuem frequentes imprecisões, erros, variantes e confusões, não se preocupando muito com todos os aspectos formais do texto. Além disso, nos manuscritos musicais é comum a omissão dos trechos cantados em canto gregoriano pelo sacerdote ou pelos capelães, o que causa a falsa impressão da falta de texto, impressão essa que pode ser facilmente corrigida pela consulta do breviário. Como uma boa edição, catálogo ou qualquer projeto referente à música sacra requer o uso das formas oficiais do texto latino, a consulta das fontes litúrgicas, como o breviário, torna-se fundamental.

O Concílio de Trento, que instituiu a primeira grande reforma do breviário e determinou sua unificação no mundo cristão, permitiu que os breviários de ordens ou dioceses que existissem há mais de 200 anos mantivessem suas diferenças em relação ao breviário romano, mas deixaremos essa história para outras postagens. A reforma tridentina do breviário romano foi iniciada por Paulo IV e concluída por Pio V em 1568, pela bula "Quod a nobis". O breviário, entretanto, foi recebendo pequenas alterações até o final do século XIX, e mais uma reforma foi promulgada por Pio X em 1º de novembro de 1911, pela Bula "Divino Afflatu", na qual este determinou uma nova tradução dos Salmos, a partir do hebraico. 


__________
OBS.: Agradeço de forma muito especial a generosidade de certas almas para com este apostolado e, consequentemente, para a edificação e engrandecimento de muitas outras. Que Nossa Senhora retribua no cêntuplo!

4 comentários:

Pili disse...

Gracias

Alexandria Católica disse...

Saludos!

Anônimo disse...

Porque não consigo baixar?

Alexandria Católica disse...

Bom Dia!
Os links estão ativos, então algo em seu dispositivo deve estar bloqueando seu acesso.....

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html