25 de abril de 2014

Não é o ato de reflexão que cria as verdades. Ele somente as constata.

Santo Agostinho
Livro de 1987 - 213 págs



"O que nos atrai nas obras de Santo Agostinho é a profundidade de seu pensamento, expresso a cada momento com força refulgente. As soluções por ele apresentadas aos problemas de seu tempo estão baseadas em princípios que ultrapassam o tempo. Assim, seus escritos permanecem vivos, conservando singular poder espiritual. As obras de tal gênio — um dos maiores que honraram a Igreja e mesmo toda a humanidade — terão sempre leitores". (P. Fulbert Cairé)
Nesta obra — “De vera religione” — Santo Agostinho mostra que a verdadeira religião é a de Cristo, “verdade absoluta, viva e vivificante”. 0 fim último da religião é a felicidade do homem, identificada com o amor a Deus e ao próximo.

"O caminho de toda vida boa e feliz encontra-se na Verdadeira Religião. (...) Nesta era cristã já não há lugar  para dúvidas sobre a religião a que se deve aderir de preferência a todas as outras. Só ela leva, de fato, à verdade e à felicidade. (...) Guardemo-nos dos falsos cultos. Previnamo-nos contra uma religião feita de imaginações. Pois é melhor qualquer realidade verdadeira do que tudo quanto possa ser forjado arbitrariamente. (...) Que nossa religião não seja culto às obras humanas. Os operários que as fabricam valem mais do que elas. Contudo, nós não os devemos cultuar. (...) "Não sirvamos, pois melhor as criaturas do que ao Criador"(Rm 1,25)."

__________
OBS.: Este arquivo não contém o "Sumário das Notas Complementares".
Agradeço de forma muito especial ao leitor que constantemente tem colaborado nos enviando arquivos preciosos. Que Nossa Senhora lhe favoreça muito e sempre!

2 comentários:

Unknown disse...

Tem como vocês criarem um arquivo só com o "Sumário das Notas Complementares" ?

A_Católica disse...

Olá!

Não, não temos esta parte do livro,

Saudações!

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo