16 de maio de 2014

O banco mais vantajoso e infalível

Pe. André Beltrami
Livro de 1938 - 112 págs



[...] A oração, o jejum e a esmola foram sempre consideradas as obras mais agradáveis a Deus e mais próprias para merecer a sua graça. Por isso é que a Sagrada Escritura as recomenda continuamente e no Antigo e no Novo Testamento. Deixando agora a oração e o jejum, para falar da esmola [...]

CAPÍTULO II
UM BANCO INFALÍVEL 
Ha, porém, um banco infalível, no qual deveriam pôr seus capitais todos os cristãos, certos de que se locupletarão no tempo e na eternidade, na terra e no céu. Esse banco conta já milhares de anos de existência e nunca abriu falência, e temos firme certeza que há de durar até o fim do mundo. As pessoas sábias e previdentes, que pensam, seriamente nos seus verdadeiros interesses, sempre confiaram a ele os seus bens e dele tiraram riquezas inexauríveis. Moisés recomenda este banco ao seu povo em muitíssimos lugares de sua lei; e a maior parte dos livros do Antigo Testamento o exalta com louvores magníficos. O livro de Tobias parece escrito unicamente para demonstrar a sua utilidade, a sua grandeza, as vantagens imensas que traz consigo; e um Anjo descido do céu tece-lhe o mais belo elogio, recomendando-o a todos.

Jesus Cristo, vindo à terra, falou muitas vezes de tal banco, altamente e encomiou e o propôs aos seus sequazes.
Mas, que banco misterioso é esse? Os nossos corteses leitores já adivinharam; esse banco privilegiado é a esmola.
O próprio Deus, criador de todas as coisas, senhor de todo o ouro do mundo, é o banqueiro, que não pode falir, e é fiel a pagar os juros. Os agentes do banco são os pobres, que recebem em nome dele. Tudo quanto damos aos necessitados para aliviá-los nas suas misérias, em dinheiro, alimento, vestiário ou abrigo, é como se o déssemos ao mesmo Deus. Os pobres são uma continuação, uma imagem real, um retrato perfeito de Jesus sofredor, o qual é honrado e servido na pessoa deles. Nosso Senhor considera feito a si mesmo tudo quanto fazemos em favor dos pobres. Até o copo d'água dado em seu nome ao sedento terá recompensa. O Divino Redentor repetiu muitas vezes esta confortadora doutrina, que o pobre é seu representante na terra. Na descrição do Juízo Universal ele a tornou óbvia e familiar com um diálogo que vale por um tratado e contém a mais alta filosofia.
No dia em que os homens deverão dar contas das riquezas que Deus lhes colocou nas mãos, Ele dirá com ar de júbilo aos eleitos: — «Vinde, benditos de meu Pai, vinde possuir o reino que vos está preparado desde o início dos tempos. Pois que, eu tive fome e vós me destes de comer; eu tive sede e vós me destes de beber; andava peregrino e me destes pousada; estava nu e me destes de vestir; estava enfermo e me visitastes; estava preso e me consolastes». Admirados de tal modo de falar, dirão os justos: — «Quando vos vimos faminto, sedento, peregrino, nu, enfermo e preso, e fomos em vosso socorro? E responderá Jesus: — «Tudo o que tendes feito aos pobres, eu o considero feito à minha pessoa».
Voltando-se depois para os maus, os exprobrará por terem-no desprezado nos pobres, afirmando que todas às vezes que negaram uma esmola aos necessitados, fizeram uma injúria a Ele.
Os pobres são, pois, os agentes do banco divino, que recebem os capitais, em nome de Deus; e o que depusermos em suas mãos será entregue a Jesus Cristo, que nos recompensará nesta vida e na outra. O nosso bom Anjo da Guarda, à guisa de fiel secretário, toma nota das esmolas e das obras de caridade que fazemos.
Ora, se esta é a verdade, porque não pomos os nossos capitais nesse banco? Deus, que é o banqueiro, pode talvez falir? Ele que é o Senhor do mundo, que depositou o ouro e os diamantes nas entranhas das rochas e no seio dos montes, pode talvez tornar-se pobre e nos arrastar à miséria, como fazem os banqueiros deste mundo? Não. Ele é infalível e nos enriquecerá no tempo e na eternidade.
~ * ~
Excertos

Como eram belos os primeiros tempos do Cristianismo, quando o supérfluo era entregue aos Apóstolos para ser distribuído ás viúvas, aos órfãos e a todos os necessitados! quando a multidão dos crentes formava um só coração e uma só alma para amar e servir a Deus!
Podem aqueles belos tempos voltar e o meio para isso é a caridade, é a esmola, é a guerra à avareza e ao egoísmo individual.
Demos esmola, e seremos abençoados por Deus como o foi o santo velho Tobias, que recebeu cem por um nesta vida e a glória eterna na outra.
 Os primeiros cristãos eram observantes do preceito da caridade e entregavam aos Apóstolos o supérfluo, para que distribuíssem aos necessitados. Os Atos dos Apóstolos lembram com reconhecimento a Tabita, senhora piedosíssima, que empregava em boas obras tudo quanto tinha, socorrendo os indigentes; e foi ressuscitada por S. Pedro como prêmio de suas virtudes. Os pagãos pasmavam, ao ver a união e a caridade que reinavam entre os cristãos e diziam uns aos outros: — Vede como se amam!  — É célebre o exemplo de S. Pacômio, o qual se converteu ao cristianismo admirando a caridade fraterna que reinava soberana entre os prosélitos de Jesus Cristo.— " Uma religião que dá tais preceitos, disse ele, por certo que é divina"— e abraçou-a.
 Na ordem da criação, o rico é o tesoureiro do pobre, obrigado a prover às suas necessidades. Deus o favoreceu com riquezas, não para que as malbaratasse e gozasse a seu talante, mas para que socorresse os infelizes. Jesus Cristo ordenava que o supérfluo seja dado de esmola. Deve, pois, o rico dar muita esmola. Podia Deus distribuir igualmente os bens da terra e sustentar todos os homens como faz com a erva do prado, o lírio do campo, a árvore da floresta; invés, quis as desigualdades sociais, ordenando que uns auxiliassem os outros.

Um comentário:

Unknown disse...

Verdade devemos buscar a caridade e muito gratificante

Postar um comentário

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Qualquer quantia tem grande valor!

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

Vocação➡Monja Redentorista

Vocação➡Monja Redentorista
Clique na imagem para obter maiores informações!

Aderindo ao clube através da imagem abaixo você também nos ajuda!

Aderindo ao clube através da imagem abaixo você também nos ajuda!
CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA PARTE!