19 de janeiro de 2015

O Evangelho e O Espiritismo

Ligeiro paralelo entre alguns dogmas fundamentais
do Evangelho e do Espiritismo
Edição do Centro da Boa Imprensa do Rio Grande do Sul
Transcrição do opúsculo de 1929 - 23 págs


I. - CARÁTER ANTI-EVANGÉLICO DO ESPIRITISMO
Há anos, lancei à publicidade uns folhetos em que demonstrava o cunho visceralmente anticristão do espiritismo.
Foi faísca em caixa de pólvora!

Abespinharam-se grandemente os meus bons amigos, lá dos arraiais de Alan Kardec. É que lhes doía aos olhos a luz da verdade, bem como às aves noturnas lhes dói a luz do sol. Publicaram panfletos em grande número e escreveram-me cartas anônimas até para a Europa, onde eu me achava então, temporariamente. Colecionei umas quantas daquelas belezas e trago-as aqui, bem guardadinhas, na gaveta — ad perpetuam rei memoriam.
Às vezes, em momentos de lazer, passo os olhos por essa literatura espiriteira, e verifico então que a nota dominante de todas essas epístolas e pasquins se resume na frase seguinte:
O espiritismo é o Evangelho de Cristo em toda a sua pureza, ao passo que a Igreja Católica representa o Evangelho adulterado pelo clero romano.
É esta uma das pretensões fundamentais do espiritismo.
Provei à evidencia, nos ditos folhetos, (e outros autores o têm provado ainda melhor, em obras de fôlego) que o espiritismo está para o Evangelho assim como a noite para o dia, como as trevas para a luz, como o erro para a verdade, como o Cristianismo adulterado para o Cristianismo genuíno.
Entretanto, a verdade tem de ser repetida uma e muitas vezes, para calar nos espíritos. A verdade tem poucos amigos neste mundo; acontece-lhe, não raro, o que sucedeu Àquele que é o "caminho, a verdade e a vida": veio ao que era seu, e os seus não o receberam, porque as suas obras eram más; não havia lugar para a eterna Verdade, nas hospedarias de Belém — e tão pouco o há para a verdade do seu Evangelho.
Passarei, pois, a estabelecer um rápido paralelo entre as doutrinas básicas do Evangelho e as do espiritismo — e veremos se as duas doutrinas concordam ou discordam, ao menos nos dogmas fundamentais.
Falo a homens de boa vontade. Quem fizer questão cerrada consigo mesmo de não se dobrar à verdade e perseverar a todo o transe na sua opinião, não leia estas paginas. Mas, quem procurar deveras a verdade e tiver vontade séria de aderir-lhe, qualquer que ela seja, esse, sim, leia com atenção o confronto que faço a seguir.

8 comentários:

NEREU AUGUSTO TADEU DE GANTER PEPLOW disse...

Muito bom. Corajoso.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo, maravilhoso. Como gostaria que meus familiares que estão nesse caminho, procurassem deveras a verdade e tivessem vontade séria de aderir-lhe, lessem essas páginas com atenção!

A_Católica disse...

Salve Maria!

É preciso muito jejum, oração e penitência de nossa parte para ajudar estas pessoas.
Não desanime.

Saudações!

Heoc disse...

Espiritismo, nas suas 1001 manifestações, é SATANISMO dos brabos, como o kardecista, animistas gerais, como os umbandistas, candomblecistas etc., muitas religiões orientais, e mesmo todas as seitas protestantes de hoje em dia adotantes do pentecostalismo, praticamente todas, salvas algumas das muito poucas exceções tradicionais fora do esquema.
O mesmo sucede com certos grupos RCC adotantes do mesmo modelo acima, como já vi, procedendo com "expulsões" de Satanás e outras modalidades de comportamentos semelhantes às seitas pentecostalistas protestantes.
O espiritismo, por adotar a teoria das reencarnações, por ex., invalida o Sacrificio Único de Jesus Redentor de uma vez por todas do pecado por doutrinar sob as "seguidas reencarnações para se purificar", além de contradizer, dentre mais, Hb 9,27: Está escrito que todos hão de morrer uma só vez, depois de que segue-se o juízo.
Não existe católico que adote o espiritismo, mas espírita que se diz católico.

Anônimo disse...

Gente como o nosso amado PAPA FRANCISCO foi receber esse filho do demônio chamado DIVALDO FRANCO em nossa casa, VATICANO, sede de nossa amada Igreja, nessa semana?!

Estou abismada!

A_Católica disse...

Ressalto apenas que ele participou de uma audiência pública, da qual qq um pode fazer parte, a mídia maledicente tem distorcido muitos fatos por isto devemos tomar cuidado antes de dizer qq coisa sobre o Papa e suas atitudes.

O relato do pp herege é muito direto, lembre-se Nosso Senhor veio para os doentes e este Divaldo precisa de ajuda rezemos por ele!

Saudações!

arymm2 disse...

meu deus falar de Divaldo franco sem ler suas obras seria julgamento, E julgar o proximo é um dos maiores pecados.Por isso sou apenas cristao, nem catolico, nem espirita, nem evangelico e nem nada. Essa disputa de quem ta com a verdade é uma infantilidade que nos poe muito longe dos pricipais preceitos que o cristo nos trouxe o amor e o respeito por todos nossos irmaos. O dia que as religioes pararem com essa bobagem de brigas de interpretaçoes do evangelho o mundo com certeza estará livre !! como disse o cristo não vim trazer a paz mas a espada. Será que sua espada não está reluzente nesse momento em suas maos preparanda pra cortar a cabeça de seus irmaos porque não seguem as mesmos credos.. acho que o demonio ta mais dentro de nós mesmos com nossas mazelas e egos...

A_Católica disse...

Salve Maria!

Como o sr(a) mesmo diz... o fato do sr(a) não ser nada, não devia perder seu tempo escrevendo do que não conhece. Aqui há vários livros excelentes para lhe ajudar a conhecer, amar e servir à Deus, da melhor forma possível. Aproveite!!

Saudações!

Postar um comentário

Qualquer quantia tem grande valor

http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2015/12/qualquer-quantia-tem-grande-valor.html

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

O que é ser um Benfeitor do Blog?

O que é ser um Benfeitor do Blog?
Clique na Imagem

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo

Agradeço aos amigos virtuais pelo selo