RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

19 janeiro, 2015

O Evangelho e O Espiritismo

Ligeiro paralelo entre alguns dogmas fundamentais
do Evangelho e do Espiritismo
Edição do Centro da Boa Imprensa do Rio Grande do Sul
Transcrição do opúsculo de 1929 - 23 págs


I. - CARÁTER ANTI-EVANGÉLICO DO ESPIRITISMO
Há anos, lancei à publicidade uns folhetos em que demonstrava o cunho visceralmente anticristão do espiritismo.
Foi faísca em caixa de pólvora!

Abespinharam-se grandemente os meus bons amigos, lá dos arraiais de Alan Kardec. É que lhes doía aos olhos a luz da verdade, bem como às aves noturnas lhes dói a luz do sol. Publicaram panfletos em grande número e escreveram-me cartas anônimas até para a Europa, onde eu me achava então, temporariamente. Colecionei umas quantas daquelas belezas e trago-as aqui, bem guardadinhas, na gaveta — ad perpetuam rei memoriam.
Às vezes, em momentos de lazer, passo os olhos por essa literatura espiriteira, e verifico então que a nota dominante de todas essas epístolas e pasquins se resume na frase seguinte:
O espiritismo é o Evangelho de Cristo em toda a sua pureza, ao passo que a Igreja Católica representa o Evangelho adulterado pelo clero romano.
É esta uma das pretensões fundamentais do espiritismo.
Provei à evidencia, nos ditos folhetos, (e outros autores o têm provado ainda melhor, em obras de fôlego) que o espiritismo está para o Evangelho assim como a noite para o dia, como as trevas para a luz, como o erro para a verdade, como o Cristianismo adulterado para o Cristianismo genuíno.
Entretanto, a verdade tem de ser repetida uma e muitas vezes, para calar nos espíritos. A verdade tem poucos amigos neste mundo; acontece-lhe, não raro, o que sucedeu Àquele que é o "caminho, a verdade e a vida": veio ao que era seu, e os seus não o receberam, porque as suas obras eram más; não havia lugar para a eterna Verdade, nas hospedarias de Belém — e tão pouco o há para a verdade do seu Evangelho.
Passarei, pois, a estabelecer um rápido paralelo entre as doutrinas básicas do Evangelho e as do espiritismo — e veremos se as duas doutrinas concordam ou discordam, ao menos nos dogmas fundamentais.
Falo a homens de boa vontade. Quem fizer questão cerrada consigo mesmo de não se dobrar à verdade e perseverar a todo o transe na sua opinião, não leia estas paginas. Mas, quem procurar deveras a verdade e tiver vontade séria de aderir-lhe, qualquer que ela seja, esse, sim, leia com atenção o confronto que faço a seguir.

8 comentários:

NEREU AUGUSTO TADEU DE GANTER PEPLOW disse...

Muito bom. Corajoso.

Anônimo disse...

Muito bom mesmo, maravilhoso. Como gostaria que meus familiares que estão nesse caminho, procurassem deveras a verdade e tivessem vontade séria de aderir-lhe, lessem essas páginas com atenção!

CrisTan disse...

Salve Maria!

É preciso muito jejum, oração e penitência de nossa parte para ajudar estas pessoas.
Não desanime.

Saudações!

Heoc disse...

Espiritismo, nas suas 1001 manifestações, é SATANISMO dos brabos, como o kardecista, animistas gerais, como os umbandistas, candomblecistas etc., muitas religiões orientais, e mesmo todas as seitas protestantes de hoje em dia adotantes do pentecostalismo, praticamente todas, salvas algumas das muito poucas exceções tradicionais fora do esquema.
O mesmo sucede com certos grupos RCC adotantes do mesmo modelo acima, como já vi, procedendo com "expulsões" de Satanás e outras modalidades de comportamentos semelhantes às seitas pentecostalistas protestantes.
O espiritismo, por adotar a teoria das reencarnações, por ex., invalida o Sacrificio Único de Jesus Redentor de uma vez por todas do pecado por doutrinar sob as "seguidas reencarnações para se purificar", além de contradizer, dentre mais, Hb 9,27: Está escrito que todos hão de morrer uma só vez, depois de que segue-se o juízo.
Não existe católico que adote o espiritismo, mas espírita que se diz católico.

Anônimo disse...

Gente como o nosso amado PAPA FRANCISCO foi receber esse filho do demônio chamado DIVALDO FRANCO em nossa casa, VATICANO, sede de nossa amada Igreja, nessa semana?!

Estou abismada!

CrisTan disse...

Ressalto apenas que ele participou de uma audiência pública, da qual qq um pode fazer parte, a mídia maledicente tem distorcido muitos fatos por isto devemos tomar cuidado antes de dizer qq coisa sobre o Papa e suas atitudes.

O relato do pp herege é muito direto, lembre-se Nosso Senhor veio para os doentes e este Divaldo precisa de ajuda rezemos por ele!

Saudações!

Unknown disse...

meu deus falar de Divaldo franco sem ler suas obras seria julgamento, E julgar o proximo é um dos maiores pecados.Por isso sou apenas cristao, nem catolico, nem espirita, nem evangelico e nem nada. Essa disputa de quem ta com a verdade é uma infantilidade que nos poe muito longe dos pricipais preceitos que o cristo nos trouxe o amor e o respeito por todos nossos irmaos. O dia que as religioes pararem com essa bobagem de brigas de interpretaçoes do evangelho o mundo com certeza estará livre !! como disse o cristo não vim trazer a paz mas a espada. Será que sua espada não está reluzente nesse momento em suas maos preparanda pra cortar a cabeça de seus irmaos porque não seguem as mesmos credos.. acho que o demonio ta mais dentro de nós mesmos com nossas mazelas e egos...

CrisTan disse...

Salve Maria!

Como o sr(a) mesmo diz... o fato do sr(a) não ser nada, não devia perder seu tempo escrevendo do que não conhece. Aqui há vários livros excelentes para lhe ajudar a conhecer, amar e servir à Deus, da melhor forma possível. Aproveite!!

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html