05 abril, 2025

O dever de bem formar a alma dos filhos ➜ Catequese

(Notas íntimas do diário de uma mãe brasileira)
Edição de 1937 - 128 págs


"[...] Quis Deus que o manuscrito caísse nas mãos do meu diretor espiritual, o qual insistiu para que eu o publicasse, dizendo poder resultar daí alguma glória a Deus e bem das almas. O que aí vai é a pura verdade, com exceção dos nomes das crianças, que se trocaram de propósito, para que os seus nomes verdadeiros só fiquem escritos no Livro da Vida."
São Paulo — Maio de 1937.
A Mamãe...
~*~

   A alma da criança é como uma cera branca nas mãos de seus pais, em especial de sua mãe... No seu coraçãozinho estão os germens de todas as virtudes, como de todos os vícios, tanto estes últimos, como aquelas, mais ou menos pronunciados, segundo as tendências naturais de cada criança. Mal abre ela os olhinhos para a vida, mal ensaia os primeiros passos, já começam as suas incli­nações se pronunciarem... Egoísmo, cólera, gula, orgulho, curiosidade, falsidade, covardia, impureza... a par de generosidade, meiguice, humildade, simplicidade,  retidão, franqueza, inocência... e aí, então, é que a mãe intervém, ajudando destruir uns, incentivando outras, procurando amoldar esta cerazinha branda, que é o coração da criança, nos moldes das virtudes cristãs.
  Este trabalho  exige muita abnegação,  muita  cons­tância, muita firmeza. Muitas vezes, a mãe terá que deixar os seus cômodos, para ir verificar o que estarão fazendo os seus filhinhos... Muitas vezes, terá que deixar um trabalho do seu gosto, para ir distraí-los, lendo-lhes histórias, histórias baseadas na doutrina de Cristo, his­tórias instrutivas e morais, que os incitem ao bem.. Muitas vezes, terá que pacientar longo tempo, à espera de algum culpado confessar a verdade... Muitas vezes, terá que fazer violência ao seu amor natural, negando alguma coisa, na aparência insignificante, mas que, talvez, não fizesse bem à alma do seu filho...
   Mas...  em compensação, que belo, que grandioso, que sublime trabalho é este! É cooperar, com o Redentor, na salvação do mundo! As crianças de hoje serão os homens de amanhã e, se todas as mães se empenhassem dedicadamente, na formação moral dos seus filhos, nós veríamos, em breves tempos, a regeneração da humanidade, tão descaída em nossos dias.
   Praza a Deus Nosso Senhor que este pobre livrinho saído do coração de uma mãe, justamente compenetrada do seu grande dever de bem formar a alma dos seus filhos, faça algum bem às outras mães, glorificando com isso ao Senhor que, em tudo e para sempre, seja glorificado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html



RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS