19 junho, 2011

A educação das crianças - Reformatado

Pe. Gaston Courtois
Edição de 1964 - 189 págs


  Este livro constitui um primoroso trabalho sobre a educação da criança, sendo, ao mesmo tempo, indiretamente, um manancial de reflexões úteis aos pais, a todos os que pretendam constituir família e até aos educadores.

  O seu autor avisa com finura que não se trata de manual de ciência exata, de código civil ou de receitas de cozinha.

 É o produto de uma experiência longa e meditada, colhida em todas as classes sociais, e apresentado com espírito crítico e flexibilidade, sobretudo com muita inteligência e profundo amor pela criança, ajudando a evitar erros iniciais e dando, em termos práticos, elementos para a educação das crianças de hoje.

 Todas as grandes dificuldades são abordadas de uma forma simples, direta, mas ao mesmo tempo sutil. A educação da criança começa antes do nascimento,o ambiente familiar, a unidade da família, o clima de respeito e confiança são indispensáveis para a educação da criança independentemente dos próprios métodos a adotar.

 Os grandes problemas e as grandes dificuldades são invocados, e indicados os meios normais de se obter uma solução, a maneira de se fazer obedecer, o sentido, limites e objetivos de uma reprimenda ou da punição, a educação da vontade, do sentido da justiça, da lealdade, a educação no sentido da pureza e da caridade.
Tudo isto é acompanhado de problemas concretos.

 A essa parte vem juntar-se a análise acompanhada de exemplos práticos sobre a criança "difícil", irrequieta, rebelde, com as diferentes modalidades, bem como a criança apática, tristonha, silenciosa.

 Também os problemas da adolescência são tratados com franqueza, mas com os necessários cuidados e sabedoria.

 É um trabalho inteligente sobre o problema da educação da criança, escrito numa linguagem acessível, mas sem qualquer simplificação, antes, apresentando os problemas em toda a sua complexidade e indicando os meio de resolvê-los. 

6 comentários:

Unknown disse...

Só para fim de atualização:
- O link está funcionando perfeitamente; sem qualquer erro.
Obrigado A. Católica!
Que a Virgem Maria sempre lhes abençoe!

Alexandria Católica disse...

Amen!

FRANCISCA disse...

Muito bom....

Alexandria Católica disse...

Sim!

Graças a ajudas de alguns leitores tem sido possível postar excelentes obras aqui para todos.

Saudações!

Adriele Aguiar disse...

A versão física esta a venda?

Alexandria Católica disse...


Bom Dia!

Não, Adriele.

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html



RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS