RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

06 julho, 2011

O Combate da Pureza - Reformatado

Padre J.Hoornaert
Livro 1928 - 374 págs


  Forçosa é a guerra à tirania das nossas paixões, em nossa peregrinação pela terra. É lei tanto de ordem e de subordinação laboriosa, como também de harmonia e de unidade, de liberdade e de paz.

  As aparências austeras de obrigação ocultam, porém, sua encantadora e sublime beleza à uma mocidade que, loucamente prodiga de si, sacrifica ao prazer sua integridade moral, e que hesita arruinar em outros o que ela não soube respeitar em si mesma.
  Uma depravação mais consciente e mais requintada na malícia, acrescenta a calúnia à tentação: a lei da castidade é impossível. É, se quiserem, o patrimônio de seres fracos.
- Fraco o homem que nutre ambições celestiais; forte o incapaz de uma coragem que o levanta acima do sensualismo animal?
- Fraco o que disputa às inteligências puras o prêmio da nobreza; forte, o que se avilta?
- Fraco o magnanismo que por amor de Deus e dos seus semelhantes se esquece de si; forte, o egoísta que só se preocupa de vis prazeres?
- Fraco o cavaleiro do direito; forte, o escravo de desejos desordenados?
- Fraco aqueles cujas energias vitais enriquecerão a sociedade dos homens; forte, o esgotado, o gasto pelo vício?
- Fraco, o homem, que sabe guardar os seus sagrados juramentos; forte, o cínico ou hipócrita que viola seus compromissos?
- Fraco o vitorioso; forte, o vencido?
  E, contudo, por toda a parte, encontra aplausos a absurda calúnia. Os preconceitos do mundo a embalam; médicos, em nome de uma suposta ciência corroboram-na com seus maus conselhos; uma vasta e poderosa imprensa a difunde e patrocina; e um código de uma certa moral, em voga, formula para o homem, para a mulher, para o celibatário, para o esposo, para o nacional e para o estrangeiro, regras que são outros tantos desafios à honestidade. Diante dessa insolência, a virtude, tímida e retraída, resígna-se por vezes a envergonhar- se e até mesmo a capitular!
É mister, pois despertar a estima pela pureza.
É necessário excitar e estimular o brio em quem a possui.
  Convêm igualmente, já que a conservamos em fragilíssimo vaso, ensinar a arte de a defender e de preservá-la de choques fatais.
 E como o homem é curável, e como um triunfo pode vingar cabalmente uma derrota, é necessário reanimar a coragem dos abatidos e hesitantes e incitar à desforra, os irresolutos e humilhados.
A Castidade é um heroísmo.
 O benefício que se realiza pela conservação da pureza, entre os jovens, é de ordem eminentemente social. Tanto e mais que a saúde física importa à sociedade a saúde moral dos seus membros.
  Convém-lhe para o presente, e convém-lhe para o futuro. Assegura-lhe uma prosperidade superior à abundancia material.
Há ainda mais.
  Quando o Cristianismo penetrou na Cidade Eterna - Roma, outrora tão corrompida, a austeridade da cruz, a severidade dos princípios religiosos, a grandeza moral dos fiéis convertiam à fé as multidões. Do mesmo modo, para os nossos contemporâneos, que vivem afastados da Igreja pelo nascimento ou pela educação, mas cujas nobres aspirações se afastam com desgosto de um neopaganismo cupido e luxurioso não será certamente menos salutar o admirar este espetáculo reconfortante de uma juventude trazendo na fronte o candor de uma pureza triunfante, e, no coração, a chama de um amor pronto a qualquer sacrifício.
A pureza, como a virtude, não tem de feminino senão o nome!

Fonte do original

"Um jovem de ilustre linhagem veio, após longas viagens, ter a Roma. Tendo ouvido um sermão do Pe. Zucchi, resolveu apresentar-se ao missionário e lhe expôs o triste estado de sua alma. Contraíra hábitos os mais viciosos e declarou-lhe que, não obstante a vontade de mudar de vida, não tinha coragem e força suficientes para quebrar com seus hábitos. Será isto obra da graça, tornou-lhe o Padre: vinde ter comigo sempre que recairdes nessas culpas, por mais vergonhosas que sejam, receber-vos-ei com muito prazer.


... Um dia, porém, que o infeliz acusava as mesmas culpas falou-lhe o Padre assim: Meu filho, para a salvação de vossa alma, quero dar-vos a Santíssima Virgem por Soberana e Mãe. Se aceitardes e vos mostrardes Seu servidor e Seu filho, tenho confiança que Ela vos dará os auxílios necessários para vos libertardes do demônio.

Como penhor de que aceitais, eis o que só vos peço: de manhã ao levantar, rezai uma Ave-Maria em louvor de Sua virgindade sem manchas, e direis em seguida: Ó minha Soberana Senhora, ó minha Mãe, ofereço-me todo a Vós e para provar-Vos a minha dedicação, consagro-Vos hoje meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E como sou Vosso, ó minha boa Mãe, guardai-me, defendei-me como coisa Vossa.

Repetires a mesma oração a noite, e beijareis três vezes o chão. E se, durante o dia ou à noite, o demônio vos tentar, dizei logo: Ó minha Soberana Senhora, ó minha Mãe, lembrai-vos que sou Vosso, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade Vossa.

O jovem encantado por encontrar à seus males um remédio assim tão fácil, prometeu tudo ao Padre, e, na mesma noite, dava começo à sua promessa. Alguns dias depois a sua família deixava Roma: ele teve de acompanhá-la. Antes, porém, de partir, veio receber a bênção do missionário e renovar-lhe a promessa.

Quatro anos depois, voltava a Roma: foi então procurar o Pe. Zucchi e se confessou com ele. Parecia-me, disse o padre, narrando o fato, ouvir a confissão de um santo. Admirado por tão maravilhosa mudança, perguntei-lhe como se havia operado tal prodígio! - Meu pai, disse-me, devo a minha conversão a pequena oração que me ensinastes. Rezei-a todos os dias, de manhã e a noite, e quando a tentação me assaltava, recorria a proteção de Maria, como me aconselhastes e, graças a tão boa Mãe, não recaí mais."


2 comentários:

Ana Flávia Alvim disse...

kd link?

Alexandria Católica disse...

Salve Maria, Ana!

O link de todos os arquivos está em azul e é título do livro,

Aproveito para lhe pedir que não deixe de nos ajudar ao efetuar qq download,

Saudações!

Saudações

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html