RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

11 setembro, 2011

A Subida do Calvário - Contemplações Evangélicas Tomo II - Reformatado

Contemplações Evangélicas
doutrinais e morais sobre a paixão
de Nosso Senhor Jesus Cristo - Tomo II
Pe. Júlio Maria de Lombaerde, S.D.N.
Livro de 1936 - 601 págs


Parte I
No Getsêmani

Parte II
Na Casa de Anás
Na casa de Caifás
Esclarecimento: Duas Sombras

Parte III
O Sinédrio
O Pretório de Pilatos
O Palácio de Herodes



    Este volume entra plenamente nas grandes cenas da dolorosa paixão, sem omitir uma parcela das indicações do Evangelho. Começa pela entrada de Getsêmani e termina no tribunal de Pilatos.
  Esta parte é como a paixão da alma e do coração da divina Vítima. Não é o martírio brutal, sanguinolento, da flagelação; da coroação de espinhos, da crucificação, mas o martírio, talvez mais torturante e mais horrível da agonia, dos insultos, dos sarcasmos, da humilhação e da ingratidão que rasgaram a alma e despedaçaram o  Coração de Jesus.
  Pode-se distinguir, de fato, na paixão três fases: a dor, a humilhação e o sofrimento físico.
  Estas fases não são rigorosamente distintas, sem dúvida, antecipam-se, compenetram-se, de modo que, durante toda a paixão, estes três elementos de expiação e de reparação unem-se e acompanham a divina Vítima, do berço até ao túmulo.
  Houve sofrimentos na época que chamamos de humilhação; enquanto a dor, isto é, o tormento da alma e a agonia do coração, duraram até aos últimos momentos; porém é regra aceita o caracterizar as épocas, pelo elemento que nelas predomina, e faz a sua fisionomia, embora não seja exclusiva.
  O presente volume trata, pois, de modo especial, da dor e da humilhação do Salvador, ficando para o seguinte o sofrimento propriamente dito.
(Nota do blog: Infelizmente o P. Julio Maria de Lombaerde faleceu antes de concluir todos os volumes das "Contemplações Evangélicas" que pretendia)
*
* *
  Estas Contemplações — é preciso repeti-lo — para serem compreendidas e proveitosas, exigem um espírito calmo e recolhido ou, pelo menos, esforçado, para tê-lo.
  As cenas dolorosas do Calvário são como estas flores delicadas, que só abrem as suas corolas no orvalho matinal, sob o beijo do sol nascente, mas que murcham e se ressecam, ao contato da poeira e do vento.
  Não leiam estas Contemplações sem orar muito, pois, para compreender as coisas divinas, é preciso um sentido divino: e é o Espírito Santo que o dá.
*
* * 
  Grandes e sublimes verdades são tratadas neste volume; se um ponto não o fosse inteiramente em conformidade com o ensino da Santa e Infalível Igreja, Católica, Romana, de antemão retratamos a nossa opinião, querendo em tudo e sempre ser o filho humilde e submisso da mesma santa Igreja, coluna e firmamento da verdade. Ecclesia Dei vivi... columna et firmamentum veritatis  (I Tm 3, 15).
P. Julio Maria

2 comentários:

Fabio S. Andrade disse...

Padre Júlio Maria foi uma bênção de Deus para esta Pátria. Certamente ele contempla neste momento a Face de Deus no Céu.
Obrigado Alexandria Católica por este maravilhoso apostolado. Deus lhes pague.

CrisTan disse...

Amen!
Agradeço suas palavras!
Ele foi um padre e tanto mesmo!! Seus escritos fazem muito bem às nossas almas!!!

Unidos em orações,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html