RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

23 dezembro, 2011

Apologética


Comentário Apologético
do Evangelho Dominical
com exemplos para Homilias, Sermões e Conferências Religiosas

Pe. Júlio Maria de Lombaerde, S.D.N.
Livro de 1940 - 440 págs


Razão de ser deste trabalho

Um comentário apologético do Evangelho Dominical é quase uma novidade nas Homilias, tanto estamos acostumados a ver apenas: comentários literal, dogmático e moral:

Em tempos idos, tais comentários eram suficientes, porque as crianças recebiam dos pais a instrução necessária para firmar sua fé e não deixar dúvidas em seu espírito. Deste modo, podia o sacerdote enxertar, sobre estas noções, comentários evangélicos, dogmáticos e morais, que eram compreendidos porque encontravam alicerces.

Hoje, infelizmente, estamos numa época de “falta de tempo, de gosto e de espírito religioso produtivo”, de modo que raros são os pais que ensinam a doutrina católica a seus filhos; uma mãe cristã ensina ainda a rezar, ministra-lhes umas verdades fundamentais, porém, muitas vezes de modo artificial, mal assimilado, feito às pressas, sem deixar uma convicção sólida no espírito da criança.

Este trabalho fundamental e básico da convicção tem que ser refeito pelo sacerdote, no púlpito, nas homilias do Domingo ou no catecismo de perseverança.

Para muitos, a religião é uma espécie de opinião, igual às opiniões sociais ou políticas: tomam o que lhes agradam, rejeitam o que não agrada, e duvidam de uma doutrina que mal conhecem.

Para reagir contra este abuso e retificar esta idéia falsa da religião, é preciso preparar a inteligência e a vontade para a aquisição de um espírito de fé, mais intenso e mais ativo.

E tal preparação se faz pela apologética. 
E o presente trabalho é de intensa apologética.


Pe. Júlio Maria em sua juventude



Pe. Júlio Maria na ruas de Manhumirim


7 comentários:

Moniqie disse...

Este padre é um santo!

CrisTan disse...

Ele realmente foi um padre e tanto!!!!

Uma vez assisti este vídeo dele, se quiser dar uma olhada...

http://www.youtube.com/watch?v=uKLjNVH-rYc&feature=related

É uma reportagem feita por uma TV de MG e mostra um pouco da vida dele.

Fica a dica ;->

Moniqie disse...

Gostei do video, ele era um padre muito cheio de atividade, escreveu muitos livros, fundou congregações, mas fico com pena que outro video só o mostra como reformador social, pena! Este é o Brasil da teologia da libertação ainda. Obrigada, pois conheci um pouquinho deste Padre que tanto quis divulgar o amor a Jesus e a Maria Santíssima.

Lincoln Lopes disse...

Fiquei surpreso em ver algo sobre a nossa Igreja na cidade de Caratinga, onde morei por dez anos, terra da minha mãe. Mas, como a nossa amiga disse sobre a TL...enfim, é fato, principalmente em cidades pequenas.
Eu só tenho que parabenizar este blog, melhor dizendo, este sítio de cultura cristã católica. Sempre estou por aqui!
Pax Christi

CrisTan disse...

Olá, Lincoln!

Que bom saber que você aproveita as leituras!
Este Padre foi um excelente escritor!!! Bendita a terra que o acolheu!

Saudações!

Jorge Luis disse...

Olá.

O link desse livro não funciona, por favor, disponibilize o PDF do livro Comentário Apologético do Evangelho Dominical com exemplos para Homilias, Sermões e Conferências Religiosas do Pe. Júlio Maria de Lombaerde.

Alexandria Católica disse...

Prezado Jorge,

Agradeço o aviso e informo que o link foi retificado.

Um Santo Tríduo Pascoal,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html