RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

19 novembro, 2012

Missionário no Japão

Missionário no Japão
Terésio Bosco
Livro de 1982 - 51 págs


 Vicente Cimatti nasceu em Faenza, Itália, no dia 15 de julho de 1879, de Tiago e Rosa Pasi, último de seis filhos. Desses, a irmã M. Raffaella fez-se religiosa da Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Misericórdia: é hoje beata; Luís, salesiano irmão, missionário na América  Latina, morreu em odor de santidade; e ele, Vicente, já é venerável.
  • Aos 3 anos perdeu o pai. Certa vez, levado pela mãe à igreja dos Servitas, onde pregava Dom Bosco, ouviu dizer:
- "Vicentinho, olhe! Olhe Dom Bosco!". Por toda a vida recordará o rosto bondoso daquele já idoso sacerdote.
  • Com 17 anos torna-se definitivamente salesiano fazendo a profissão perpétua. Mandado ao colégio de Turim-Valsálice, ensina e acumula títulos de estudo: diploma de composição musical no Conservatório de Parma, láurea em estudos agrários, filosóficos e pedagógicos, na Régia Universidade de Turim.
  • Com 24 anos é ordenado sacerdote. Por 20 anos é professor e compositor brilhantíssimo no colégio de Valsálice, Turim, onde também será Diretor acadêmico da escola de magistério. Serás chamado Professor por gerações de clérigos salesianos. Entretanto, pedia ao Reitor-Mor com muita insistência:
- "Veja se me acha um lugarzinho na missão mais pobre, mais difícil e mais abandonada. Entre comodidades eu me sinto mal".
  •  Aos 46 anos foi satisfeito! O P. Filipe Rinaldi – Reitor-Mor – mandou-o como chefe da expedição fundar a obra salesiana no Japão: ali trabalhará 40 anos. Conquistará o coração dos nipônicos com sua bondade, empenhando-se como Dom Bosco no apostolado da imprensa e da música: foram perto de 2000 os concertos feitos por ele no Japão, na Manchúria, na Coréia do Norte e do Sul.
  •   Diretor da primeira Casa Salesiana, em Miyazáki, será, três anos mais tarde, o Superior da nascente Visitadoria. Viaja muito para estimular continuamente os primeiros salesianos no Japão, abrindo obras sobretudo para meninos órfãos e marginalizados. Em 1935 foi nomeado Prefeito Apostólico até 1940. Depois dos difíceis anos da guerra, cheios de infinitos sacrifícios, fundou em Tóquio a “Cidade dos Meninos”, que, com escolas elementares, médias e profissionais, logo acolheu 260 órfãos.Em 1949 foi nomeado inspetor salesiano: tinha 70 anos. E em 1952 continuou o seu trabalho como Diretor do Estudantado filosófico e teológico por mais dez anos. Foi também ali que ele morreu como um patriarca, no dia 6 de outubro de 1965, aos 86 anos. Agora o seu corpo – exumado em 1977 e achado perfeitamente intacto – descansa na cripta de Chofu. 


De uma carta do P. Cimatti ao Clérigo Luigi dal Fior
(4 de março de 1938)

 «.… Coragem, meu Luís: sê generoso com o Senhor se quiseres que Ele seja generoso para contigo. Doação total: corpo e espírito: e, com Dom Bosco, trabalha para ti e pelos outros.
Pedirei que Jesus te conserve sempre seu «usque in finem»; e também que ajude o teu pobre irmão que segundo me escreves (também o P. Grigoletto me escrevia) não está bem. Não poderei acompanhar-te de mais perto, mas podes compreender que com o afeto e a oração te serei muito mais próximo. Avante, pois! E reza por mim. Dia 21 é dia de São Bento: “ora et labora”, tão semelhante ao “trabalho e oração” de Dom Bosco. Um abraço e uma bênção ....»


3 comentários:

Unknown disse...

O link não existe.

CrisTan disse...

Salve Maria, Michele!

Em breve este arquivo será reformatado e o link retificado,

Santa Páscoa!

CrisTan disse...

Link retificado, mas ainda sem reformatação.

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html