RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

25 março, 2013

Cânticos Franciscanos

Coletânea de Cânticos Franciscanos
CEFEPAL
Livro de 1986 - 477 pags


APRESENTAÇÃO


“Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Só a Ti o louvor, a glória e a honra e toda a benção”. 
(São Francisco de Assis, no Cântico das Criaturas)

Há quase 800 anos, na paisagem privilegiada da Úmbria, ressoou, na voz humilde do pobrezinho de Assis, o hino que alguns classificaram entre as obras de maior transcendência da poesia ocidental. Francisco, o Santo Alegre, familiarizou-se na juventude com a poesia e a música dos trovadores. Nunca perdeu o gosto por essas artes, e a veia musical nele fluiu livremente a vida inteira, apaixonado que foi pelo Amor que não é amado. De galhos secos apanhados do chão, improvisou o violino para acompanhar os místicos arroubos em língua provençal. Foi um Santo que amou a Música, a Poesia e o Canto, reflexos luminosos do Grande Artista. E os Frades, como as Irmãs, ao seguir-lhe o exemplo, mantiveram a tradição de cantar nos Ofícios, nos piedosos exercícios e nos fraternos encontros da comunidade. As famílias franciscanas apreciam cantar. Veio do Pai espiritual a herança de externar pelo Canto e a Música a alegria de quem tem a certeza de ser querido de Deus.
Assim aconteceu que, há oito séculos, o imenso coro de franciscanos, irmãs franciscanas e irmãos da Ordem Franciscana Secular, espalhados até nos mais distantes recantos do planeta, cada um com sua língua e músicas próprias, compusessem uma contínua sinfonia universal, a elevar-se dos quatro cantos do mundo, como um louvor sonoro da criação que reconhece e proclama o Criador.
Em consonância com esta perene sinfonia franciscana, o CEFEPAL teve a feliz ideia de compilar um manual de cantos franciscanos. Foram convidadas a participar as Comunidades do Brasil inteiro. Centenas de composições apareceram, e foram entregues a um grupo encarregado de fazer a triagem e seleção.
Houve demorados trabalhos de copiar todas as músicas a máquina, revisar e reexaminar o que fora copiado. A intenção foi de oferecer a nossos irmãos franciscanos o melhor trabalho possível e que as falhas, sempre inevitáveis, fossem reduzidas ao mínimo. Foi assim que nasceu o CANTOR DO IRMÃO SOL.
Com esta publicação, nosso Pai São Francisco nos ajude a chegar mais perto do Criador, o Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor.

Obs.: Agradeço ao leitor Pedro pelo envio deste arquivo. São Francisco de Assis , rogai por nós!

6 comentários:

Dricamorais disse...

Tentei baixar este arquivo mas dá que não é seguro. Tem como baixar através de outros meios?

CrisTan disse...

Salve Maria!

Talvez o seu antivírus esteja bloqueando o acesso, não sei, mas, infelizmente, não há este arquivo em outro local,

Santa Páscoa!

Dricamorais disse...

Consegui finalmente baixar o arquivo, porém, ele não abre diz que deve estar corrompido.

CrisTan disse...

Acabei de fazer o download dele e está abrindo normalmente. Vc verificou antivírus e browser?

Unknown disse...

Oi se puder me encaminhar o arquivo por email. O 4shared alega que o arquivo está inválido. Mariihfaria23@gmail.com

CrisTan disse...

Salve Maria, Mariana!

Não há problemas com este link, qq dúvida acesse o passo-a-passo na lateral direita do blog.

Em tempo, não enviamos arquivos por email,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html