RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

21 novembro, 2013

Algumas palavras nesta data especial!!

21 de novembro
Apresentação de Nossa Senhora no Templo

3º Aniversário do Alexandria Católica


 Há preciosas lições para a vida quotidiana, proporcionadas por essa comemoração:
ü como enfrentar os sofrimentos,
ü cumprir as obrigações para com Deus e
üa necessidade de recorrer à Auxiliadora dos Cristãos.

A Apresentação é a festa estabelecida pela Santa Igreja para consagrar a memória de um solene acontecimento na vida de Maria Santíssima, sendo Ela ainda criança.
Uma tradição constante, cuja origem remonta aos primeiros tempos do Cristianismo, nos informa que a Virgem Santíssima, aos três anos de idade, foi apresentada ao Templo de Jerusalém, onde se consagrou em corpo e alma ao Senhor .
O Oriente foi o primeiro a celebrar tal festa, como atesta um tópico da constituição do Imperador Manuel Commeno, em 1143. Dois séculos mais tarde tal comemoração passou ao Ocidente. O Papa Gregório XI introduziu-a no calendário romano, por volta de 1373.
A festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria no Templo, além de celebrar esse episódio da vida de Nossa Senhora, visa recordar também todo o período que vai desde seu nascimento até a Anunciação do Anjo. Ao celebrá-la, a Igreja visa iluminar, tanto quanto possível, o silêncio existente na Sagrada Escritura a propósito do primeiro período da vida de Maria Santíssima.

Dotada da plenitude de suas faculdades, Nossa Senhora fez a Deus voto de castidade, tendo sido a primeira a portar esse sagrado estandarte, sob o qual se alistaram depois legiões de virgens.
Os judeus costumavam consagrar seus filhos ao serviço do Templo e fazer educar as meninas à sombra tutelar do sagrado edifício.
Tendo sabido Maria que seu pai e sua mãe - Joaquim e Ana, cujos nomes significam respectivamente preparação do Senhor e graça - fiéis a tão venerável costume, haviam prometido ao Senhor, ao pedir-Lhe um filho, que Lho ofereceriam, adiantou-se ao seu desejo e quis Ela mesma consagrar-se ao Senhor. E foi a primeira a lhes suplicar que cumprissem sua promessa. "Ana não vacilou, afirma São Gregório de Nissa, em aceder ao seu desejo; levou-A ao Templo, e A ofereceu ao Senhor".

Legiões de Anjos acompanham Maria Santíssima de Nazaré a Jerusalém
Vejamos como Ana e Joaquim fizeram a Deus o oferecimento d’Aquela que mais amavam no mundo. Saíram de Nazaré para Jerusalém, levando nos braços sua querida filha, que era muita pequena para enfrentar as fadigas de uma viagem de trinta léguas.
Associou-se a eles um reduzido número de parentes. "Porém os Anjos, diz São Gregório de Nicomédia, seguiam-nos e acompanhavam em numerosa corte à terna e pura Virgem, que ia oferecer-se no altar do Senhor".
Quando os santos viajantes chegaram ao Templo, Maria Santíssima voltou-se para seu pai e sua mãe, osculou suas mãos, pediu-lhes a bênção e, sem vacilar um instante, subiu ao santuário.
Exemplo para nós: devemos cumprir o dever para com Deus sem delongas e com entusiasmo, recordando-nos daquela frase da Escritura: "Maldito o que faz a obra do Senhor com negligência" (Jer. 48, 10).
O próprio Deus celebrou aquele dia memorável em que viu entrar no Templo sua casta Esposa, porque nunca se havia apresentado uma criatura tão pura e tão santa.

Modelo de filha, esposa, mãe, viúva e sobretudo de virgem
Maria Santíssima apresenta-se sempre como modelo de mulher cristã.
Como filha, ensina o meio de conservar seu mais belo ornato: a inocência.
Como esposa, obedece, ora, trabalha e cala. José decide e Maria parte para Belém, para o Egito, para Nazaré, para Jerusalém. Mansidão, obediência, trabalho, oração e silêncio, eis os exemplos que dá.
Como mãe, Maria ensina à mulher o meio de cumprir o mais sagrado de seus deveres, zelando por seu Filho desde o Presépio até a Cruz. Que as mães católicas nunca abandonem a educação dos que farão sua felicidade ou sua desgraça.
Ainda como mãe, Nossa Senhora ensina à mulher como deve sofrer. Ela ofereceu seu Filho a Deus, consentindo de antemão nos tormentos do Calvário e em presenciar, ao pé da Cruz, a agonia de Jesus. As mães católicas têm em Maria Santíssima o modelo de como devem aceitar os sofrimentos que a Providência consente em lhes mandar, na sua condição de mães: com mansidão, em silêncio, e oferecendo-os continuamente a Deus.
Como viúva, Maria ensina o grande segredo da vida recolhida: as virtudes domésticas, os salutares conselhos, as orações mais longas e as boas obras, tanto mais meritórias ante Deus quanto feitas com mais amor e mais ocultas à vista humana. Eis o exemplo que a Virgem Santíssima proporciona às senhoras que são viúvas.
Porém, pairando acima das condições anteriores, concomitante com todas elas, está sua condição de virgem, imaculada desde a Sua concepção. E não é por acaso que na Ladainha Lauretana a invocação Sancta Virgo Virginum vem logo após a invocação Sancta Dei Genitrix, como a dizer que não poderia ser Mãe de Deus quem não fosse a Virgem das Virgens.
Foi a virgindade de Maria Santíssima que suscitou a vocação em milhões de moças, em toda a história da Igreja, para se oferecerem a Deus como virgens, formando inúmeras congregações e ordens religiosas, para orar, trabalhar, lutar e sofrer enquanto virgens. E quantas não houve, que para defender sua virgindade, não hesitaram em sofrer o martírio! A graça e a fortaleza para praticar tal heroísmo lhes vinha da sublime virgindade da Mãe de Deus.
por Valdis Grinsteins



Que Aquela que foi abundantemente favorecida por Deus não se canse de distribuir Suas graças para todos os fiéis que à Ela recorrem.

8 comentários:

Unknown disse...

Salve Maria!

É um santo blog. Aqui não tem querelas e pavoneamentos. E sim, o ensino das verdades e leis eternas. Cumpre-se a ordem do Senhor: ensinar a toda criatura a salvação.

Espero ser útil ao blog nos próximos anos.
Obrigado por tudo!

Deus vos cumule de alegrias!
Fabricio Bastos

CrisTan disse...

Fabricio,

Agradeço suas palavras!

Tentamos neste apostolado apenas caminhar pelos princípios tão sábios da Nossa Igreja: "em tudo amar e servir".

Que as graças recebidas possam estar de acordo com os desígnios almejados por Deus e Sua Santíssima Mãe continue nos auxiliando!

Peço gentilmente que rezem por nós,

Saudações!

Ju disse...

Parabéns a esta excelente obra, que muito bem tem feito às almas sedentas do conhecimento cristão católico. Que Deus continue abençoando a sua autora.

CrisTan disse...

Amém!!

Agradeço o carinho e reze sempre por nós!!!

Saudações!

Letícia de Paula disse...

Parabéns!!!!!!!!!!!!!! Ótimo e edificante blogue! ;)

CrisTan disse...

:-) reze sempre por nós!!!! Suas orações nos são muito preciosas!!!

Saudações!

Unknown disse...

Os Livros deste blog são aquela " Flor de farinha, com mel e azeite em abundância" com os quais nosso Deus se digna nos alimentar.
Os tesouros que hauri daqui guardarei para sempre. Obrigado e parabéns.

CrisTan disse...

Agradeço suas palavras e peço que reze por este apostolado, assim, cada vez mais, você poderá ter tesouros para ler sempre!!!!

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html