RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

08 julho, 2014

Coleção Éfeso - Sua Essência, Sua Influência, Sua Fonte e Seus Efeitos

O MAU GOSTO E A PIEDADE CRISTÃ
O mau gosto contaminou quase totalmente a vida cristã dos últimos cem anos, e é culpado, em grande parte, do atual afastamento das massas. O mau gosto é uma heresia objetiva.
Longe dos voos gratuitos de ordem meramente esteticizante — embora sem prejuízo de uma sugestiva análise do labor de criação artística — Richard Egenter propõe-se nesta obra reconstituir o verdadeiro rosto da vida cristã individual e coletiva. A sua intenção é fundamentalmente ética. E não podia ser outra, se consciencializamos que o mau gosto se instala precisamente no campo da eminente virtude da pietas, a virtude da íntima adesão a Deus, da livre submissão reverenciai de quem se sente filho.
Uma piedade planificada, coletivizada, uma piedade invertebrada, uma piedade angelista, uma piedade infantilizada, eis alguns adjetivos que o mau gosto impôs, com violência ou insensivelmente, por ignorância, por complacência burguesa dos responsáveis, por vil comércio, por deformado de séculos, ao mais nobre sentimento do coração humano. O mau gosto destruiu a limpidez sóbria, viril, eminentemente digna dos Evangelhos, corrompeu o verdadeiro alcance da filiação divina, encaminhou a vida cristã para roteiros donde estão ausentes as realidades fortes e ásperas do cristianismo ou onde aparecem generosamente açucaradas para consolo de beatos e beatas.
Eis uma obra que deveria ser escrita a gritos, uma obra que a todos — sacerdotes, artistas, pais de família, cada cristão em particular — a todos obrigará a retificar as manifestações da sua relação com Deus, na busca de caminhos mais autênticos e, nessa medida, mais fecundos apesar das aparências.
~ * ~
ÍNDICE
PRÓLOGO
O QUE É O MAU GOSTO
A VIVÊNCIA ARTÍSTICA
O ELEMENTO ÉTICO NA VIVÊNCIA ARTÍSTICA
COMO NASCEM AS OBRAS DE MAU GOSTO?
QUE VEM ENTÃO A SER O MAU GOSTO?
ALGUNS PROBLEMAS ISOLADOS
FONTES DO MAU GOSTO
A AUSÊNCIA DO VALOR MORAL COMO NÚCLEO DO MAU GOSTO
OS EFEITOS FATAIS DA VIVÊNCIA DO MAU GOSTO
O MAU GOSTO NO CULTO E NA ÉTICA CRISTA
OS FACTOS
A ATRIBUIÇÃO DE VALORES
OS ASPECTOS E O SIGNIFICADO DO MAU GOSTO NA ESFERA RELIGIOSA
QUE «IMAGEM HUMANA CRISTû SE REVELA NO MAU GOSTO?
COMO VENCER O MAU GOSTO
COMO VENCER O MAU GOSTO A PARTIR DO TEMPERAMENTO ARTÍSTICO
AS FORÇAS NASCIDAS DA ÉTICA

AUTENTICIDADE CRISTÃ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html