Orientação para Pais e Mestres
Segundo Tomás de Aquino e Hugo de S. Vítor
Vamos esboçar-lhe um plano a ser seguido, dividido em dez capítulos:
- No primeiro capítulo, do qual estas linhas já fazem parte, fazemos uma introdução e um apanhado de notas biográficas sobre a vida e a obra de S. Tomás de Aquino.
- No segundo capítulo, com base no Comentário ao Livro X da Ética, mostraremos como o fim do homem é a felicidade e como esta felicidade, não considerando os dados da Revelação, reside na contemplação; mostraremos, em seguida, a concepção de educação que daí se origina.
- No terceiro capítulo, examinaremos os pressupostos históricos desta concepção de educação cuja finalidade última é a contemplação.
- No quarto capítulo, examinaremos os pressupostos psicológicos que fundamentam esta forma de educação.
- No quinto e sexto capítulos trataremos a respeito dos requisitos pedagógicos imediatos para a contemplação.
- No sétimo capítulo trataremos dos requisitos pedagógicos remotos para a contemplação.
- No oitavo capítulo abordaremos os pressupostos metafísicos desta concepção de educação.
- No nono capítulo passaremos aos pressupostos políticos da educação para a contemplação.
- Finalmente, no décimo capítulo, a que denominaremos de Perspectiva Teológica, fugiremos à metodologia que terá sido seguida em todo este trabalho e apontaremos sumariamente que modificações trariam ao quadro precedente da educação os textos teológicos de S. Tomás de Aquino. De fato, o pensamento completo de S. Tomás de Aquino só poderia ser exposto levando-se em conta seus trabalhos considerados teológicos, não apenas naquilo que eles contém de filosófico, mas também naquilo que contém de propriamente teológico. Tal como no pensamento filosófico, o pensamento teológico de S.Tomás de Aquino contém muito do que há de melhor em todos os teólogos que o precederam; uma exposição completa do assunto, porém, ultrapassaria os objetivos do presente trabalho, de modo que nos restringiremos a apontar diretivas gerais com o fim de uma melhor compreensão dos limites do presente trabalho.
- No primeiro capítulo, do qual estas linhas já fazem parte, fazemos uma introdução e um apanhado de notas biográficas sobre a vida e a obra de S. Tomás de Aquino.
- No segundo capítulo, com base no Comentário ao Livro X da Ética, mostraremos como o fim do homem é a felicidade e como esta felicidade, não considerando os dados da Revelação, reside na contemplação; mostraremos, em seguida, a concepção de educação que daí se origina.
- No terceiro capítulo, examinaremos os pressupostos históricos desta concepção de educação cuja finalidade última é a contemplação.
- No quarto capítulo, examinaremos os pressupostos psicológicos que fundamentam esta forma de educação.
- No quinto e sexto capítulos trataremos a respeito dos requisitos pedagógicos imediatos para a contemplação.
- No sétimo capítulo trataremos dos requisitos pedagógicos remotos para a contemplação.
- No oitavo capítulo abordaremos os pressupostos metafísicos desta concepção de educação.
- No nono capítulo passaremos aos pressupostos políticos da educação para a contemplação.
- Finalmente, no décimo capítulo, a que denominaremos de Perspectiva Teológica, fugiremos à metodologia que terá sido seguida em todo este trabalho e apontaremos sumariamente que modificações trariam ao quadro precedente da educação os textos teológicos de S. Tomás de Aquino. De fato, o pensamento completo de S. Tomás de Aquino só poderia ser exposto levando-se em conta seus trabalhos considerados teológicos, não apenas naquilo que eles contém de filosófico, mas também naquilo que contém de propriamente teológico. Tal como no pensamento filosófico, o pensamento teológico de S.Tomás de Aquino contém muito do que há de melhor em todos os teólogos que o precederam; uma exposição completa do assunto, porém, ultrapassaria os objetivos do presente trabalho, de modo que nos restringiremos a apontar diretivas gerais com o fim de uma melhor compreensão dos limites do presente trabalho.
12 comentários:
Filosofia perene não é aquela gnose que defende a religião universal e eterna? E que, portanto, leva ao ecumenismo e ao indiferentismo religioso?
Salve Maria, Heloísa!
Informo-lhe que o presente arquivo nada tem a ver com esta filosofia q citou,
Saudações!
boa tarde nao consigo baixar
Salve Maria!
Qual o problema q vc encontrou??
O arquivo não existe. Tentei baixar no 4shared. Se tentar baixar aparece uma caixa de texto do site informando um código de erro e se salvar no computador, quando tento abrir o pdf o aplicativo informa que não existe.
Salve Maria, Cristiane!
O 4shared tem sido uma péssima nuvem, aos poucos estou movendo os arquivos ainda existentes lá para lugares melhores e este aqui já foi movido.
Espero que agora dê tudo certo!
Saudações!
Qual o nome do autor deste estudo? Já pesquisei a internet inteira e nao encontrei!
Salve Maria, Rodrigo!
De fato ele não é do meio cibernético e prefere não se expor, porém seus escritos são de grande valia!
Saudações!
Essa filosofia perene não é a de René Guenón?
Boa tarde!
Não é não,
Saudações!
Uma coisa é a "Filosofia Perene" (o pensamento acerca do que é perene, do que permanece por muito tempo) e outra é o Perenialismo (movimento gnóstico). Além disso, os escritos deste livro são baseados em S.Tomás de Aquino e Hugo de São Vítor. Ora, como um santo doutor da Igreja Católica e um grande mestre medieval poderiam ser gnósticos?
"Examinai todas as coisas. Retende o que é bom." (1 Tessalonicenses 5,21)
Sim, há confusão entre filosofia perenialista e filosofia perene. Não são, contudo, a mesma coisa. Salve Maria!
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Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!