RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

27 novembro, 2016

Festa de Nossa Senhora das Graças


Reformatado do ORIGINAL
OVERTTURE

Existem centenas de milhares de livros sobre Nossa Senhora. quer em nossa língua como  nos mais variados idiomas. Nossa Senhora é sempre tema agradável , seja qual for o ângulo ou prisma abordado.
Vamos somar à farta bibliografia mariana, marial e mariológica nossa modesta obra que  tentamos fazer o mais possível completa e popular quanto a uma rigorosa cronologia histórica.
Pouco diz a Sagrada Escritura de modo explícito, de forma direta sobre a Ssma. Virgem anteriormente à Anunciação. Difícil , pois, uma vida ou biografia rigorosamente histórica de Nossa Senhora, mas podemos, perfeitamente, com as devidas reservas, ter uma vista de conjunto, num quadro comparativo dos costumes e da época, uma cronologia histórica de episódios que as lendas piedosas (quase sempre com um fundo de verdade) e as tradições que remontam aos primeiros anos do Cristianismo, conservaram nos corações de geração em geração. Deduções e conjeturas, investigações e pesquisas arqueológicas, subsídios fidedignos de alto valor científico, porque dos primeiros historiadores cristãos como Herodoto. Clemente e Cirilo Alexandrino. Origenes. Flávio Josefo (contemporâneo dos Apóstolos) nos oferece um bom arcaboço histórico. "Os acontecimentos narrados pelos Evangelhos são concordes com os fatos descritos por estes historiadores profanos. Os usos sociais a que fazem alusão, estão inteiramente conformes com aqueles a que fazem menção os escritores judaicos e dos quais nos legaram numerosas descrições. Os conceitos religiosos que supõem existentes entre seus contemporâneos, são de fato aqueles do tempo e do país em que viviam, como provam os monumentos daquela época"(1) isto sem contar a doutrina valiosíssima dos Doutores da Igreja e Santos Padres como Sto. Efrém, S. Basílio, S. Crisóstomo, S. Justino e tantos outros bem como os ensinamentos da Liturgia, nos possibilitando campo magnífico para uma segura cronologia, que republicamos aqui . Os próprios escritos apócrifos(2) nos oferecem boa base para um conhecimento histórico da Mãe do Salvador, escoimados. é claro , de tudo o  que a Igreja condena nessas páginas como herético e tolo .
__________
1) V. Bib. no 1
2) cf. "Pequeno Dicionário de Nossa Senhora" Bib. no 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html