RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

26 março, 2020

Páginas seletas dos antigos escritores eclesiásticos


Cirilo Folch Gomes, O.S.B.
Edição de 1989 - 457 págs



A falta de textos em português, acessíveis aos estudantes de Teologia e a tantas outras pessoas que se interessam pelo conhecimento da antiga literatura cristã, despertou-nos a ideia desta Antologia, cuja 1ª. edição teve boa acolhida.
Não pretendemos fazer obra de erudição, e sim oferecer um panorama de textos seletos, em traduções feitas com seriedade, na base não só do Migne (que geralmente citamos, no intuito de facilitar a localização dos passos), mas, quando possível, das modernas edições críticas.
O critério de seleção adotado foi quase sempre o do valor representativo: páginas onde aparecesse algo de característico de cada autor. A este critério aliamos o do valor doutrinário, para proveito dos estudantes de Teologia, e o da utilidade espiritual, pois são geralmente páginas de grande fé e amor de Deus.
De cada um dos Padres damos somente breve notícia biográfica. Não seria possível estender-nos na interpretação de seu significado histórico, cultural e teológico, dentro dos limites de uma Antologia, que não se substitui a um tratado de Patrística. Assim, certas passagens pedirão a introdução e o comentário de um professor ou a consulta a Manual especializado, para serem devidamente valorizadas pelo leitor que apenas se inicie nas ciências teológicas e na História da Igreja.
Sem desconhecer os limites e imperfeições de nosso trabalho, temos a certeza de que continuará a prestar serviço em nosso meio. Esperamos que outras coletâneas e traduções se sucedam, enquanto não pudermos ter acesso, em edições mais amplas, ao imenso tesouro dos santos Padres.
O Autor

2 comentários:

Unknown disse...

Esse link não está permitindo o download. O arquivo carrega, mas quando clica abre outra página que nunca finaliza o carregamento.

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Não há problema com este link, verifique sua conexão ou algo que pode estar bloqueando seu acesso.

Espero que consiga achar o erro em seu dispositivo para obter a obra,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html