Por um devoto do Grande Taumaturgo
Edição de 1940 - 251 págs
O CÉLEBRE E MILAGROSO
RESPONSÓRIO DE SANTO ANTÔNIO
Entre as diversas orações, invocações e hinos que os fiéis recitam em honra do grande taumaturgo, afim de obter, pela sua intercessão, uma graça particular, sem dúvida alguma, ocupa o primeiro lugar o “Responsório de Santo Antônio”, que se distingue pela sua origem e antiguidade, pela sua forma e beleza, e salienta-se especialmente pela sua virtude e sua eficácia admiráveis.
Acha-se no ofício divino, composto por Julião de Spira, afim de solenizar a festa de Santo Antônio.
O autor, arrebatado com a multidão, variedade e a grandeza dos milagres de Santo Antônio, quis celebrar e perpetuar a memória do seu querido e santo irmão, e, ao mesmo tempo, gravá-la profunda e indelevelmente nos corações dos fiéis, impulsionando-os a recorrer a este grande taumaturgo em todas as suas angústias e aflições.
O imortal Pontífice Pio IX dignou-se de enriquecer o Responsório com muitas indulgências. estimulando assim os filhos da Igreja a rezá-lo frequente e devotamente, Não se contam as pessoas de toda idade, estado, posição e dignidade que recitaram com fervor e confiança este Responsório de Santo Antônio e foram milagrosamente por Deus atendidos.
Sigamos 0 seu exemplo e recorramos sempre, em todas as nossas angústias, ao nosso poderoso protetor, rezando com devoção e fé viva o Responsório:
Em latim
Si quæris miracula,
Mors, error, calamitas,
Dæmon, lepra fugiunt,
Aegri surgunt sani.
Cedunt mare, vincula;
Membra resque perditas,
Petunt, et accipiunt
Juvenes et cani.
Pereunt pericula,
Cessat et necessitas:
Narrent hi, qui sentiunt,
Dicant Paduani.
Cedunt mare, vincula;
Membra resque perditas,
Petunt, et accipiunt
Juvenes et cani.
Gloria Patri et Filio
Et Spiritui Sancto.
Cedunt mare, vincula;
Petunt, et accipiunt
Membra resque perditas,
Juvenes et cani.
Ora pro nobis, beate Antoni.
Ut digni efficiamur promissionibus Christi.
OREMUS
Ecclesiam tuam, Deus, beati Antonii Confessoris tui commemoratio votiva lætificet: ut spiritualibus semper muniatur auxiliis, et gaudiis perfrui mereatur æternis. Per
Christum Dominum nostrum. Amen,
(100 dias de indulgência cada vez (parcial)
e plenária uma vez por mês.)
ÍNDICE
Parte I
Vida de Santo Antônio
Parte II
Culto de Santo Antônio
Parte III
Instituições Antonianas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!