13 novembro, 2021

A imagem do Divino Mártir do Gólgota

 

Pe. Alexandrino Monteiro, S. J.

Edição de 1953 - 143 págs

AVISO:
Há uma página faltante, a 44, caso alguém a tenha,
por gentileza, entrar em contato.


À GUISA DO PRÓLOGO

Num campo de concentração levanta-se uma igreja ortodoxa, improvisada numa tenda de campanha. No fundo vê-se um altar para o santo sacrifício. Os santos ícones são debuxados a carvão e a giz de cor, com um aspecto e traços característicos.
Em meio da igreja alteia-se um grande Crucifixo do tamanho dum homem, de nova e esquisita escultura. 

A imagem do Redentor fora recortada em pedaços de cartão, e a coroa de espinhos feita de latas de conserva retalhadas em tiras delgadas.

O pintor, na falta de tinta vermelha para imitar o sangue das feridas, serviu-se de pedacinhos de papel rubro, procedente de caixas de cigarros, e os colocou nas mãos, nos pés e no lado, a fingir os divinos estigmas.

Diante deste Cristo crucificado ajoelham-se, rezam e choram os infelizes deportados, e n’Ele encontram força e resignação para seu longo martírio.

Cristo crucificado exerce, ainda hoje, sobre os homens a influência que exerceu no Calvário, há vinte séculos: “Quando Eu for exaltado da terra, tudo atrairei a Mim”.

Cristo crucificado continua a ser o conforto dos que sofrem, dos que a injustiça humana relegou para os campos de concentração, ou condenou a viver entre os ferros duma prisão subterrânea.

A imagem do Divino Mártir do Gólgota, ou seja de ouro ou de prata, de madeira ou de cartão, impressiona pelo que representa, e não pela arte que revela, nem pela matéria, em que é vazada.

Se o encarcerado tem falta de pão, sustenta-o Cristo na cruz; se as forças lhe desfalecem, restaura-lhas; se dá o último suspiro, recebe-lho com um ósculo de amor e de perdão.

Conhecer o Crucifixo, — a grande ciência de S. Paulo.

Amar o Crucifixo — a santa loucura do Místico de Assis.

Meditar no Crucifixo, — o tema inesgotável de S. João da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se o seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html



RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS