RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

22 agosto, 2022

Conferências para Meditação

 
Pe. Alexandrino Monteiro, S.J.
Edição de 1953 - 234 págs


Prólogo
  O fim que tive em vista ao dar à estampa as Conferências aqui reunidas, foi o desejo de concorrer com o meu diminuto grão de areia para a grandiosa obra da santificação do Clero. É certo que o assunto nelas tratado não encerra coisa nova nem transcendental, pois já foi versado por autores de mais apurada pena e conhecida autoridade. Contudo, como os gênios por mais que se aproximem, nunca se tocam, e os assuntos por serem os mesmos e mil vezes tratados nunca se identificam, mas revestem alguma novidade que tiram da personalidade dos autores, do seu modo de ver e pensar e do caráter que os distingue, resolvi para glória de Deus e prestar algum auxílio aos Retiros do Clero, enfeixar neste volume as Conferências, que durante oito anos (1939-1947) preguei aos Reverendos Padres da Diocese de Sobral, Ceará.
  Confiado na benevolência dos que as lerem, aqui ficam arquivadas estas Conferências, que submeto à crítica imparcial e benigna dos meus coirmãos no Sacerdócio.
P. Alexandrino Monteiro, S. J.

ADVERTÊNCIA

  Ainda que dediquei as Conferências seguintes ao Clero, aplicam-se também a Religiosos e Religiosas, a Seminaristas e Escolas Apostólicas, a seculares, a todas as pessoas, enfim, que tendem à perfeição.
  Como as ditas Conferências são dedicadas ao Clero conhecedor da língua latina, inseri no texto várias citações bíblicas, que ajudam a autorizar as sentenças em língua vernácula e são de fácil inteligência.
  O estilo talvez pareça diferente de umas para as outras, mas o leitor terá presente que foram escritas em épocas distantes, e por debaixo de várias impressões, que influem, naturalmente, no espírito do escritor.
  Não digo que O HOMEM DE DEUS seja um livro, que esgote a matéria, e que não se lhe possam acrescentar muitas outras Conferências; mas o que fica dito nesta Coletânea é suficiente para o fim que tive em vista, que é oferecer ao Clero algum subsídio para os dias de Retiro espiritual.
  A utilidade deste livro — O HOMEM DE DEUS — é vária, pois pode servir para leitura nos Retiros ao Clero, para assunto da meditação diária, para práticas a quem tem que falar a Seminaristas e colegiais.
  O Título O HOMEM DE DEUS é tirado de S. Paulo a seu discípulo Tito, sacerdote e bispo, e por isso multo a propósito para a classe sacerdotal.
(Tit., 6. 11)

ÍNDICE

I. O Padre no cumprimento dos seus deveres
Dignidade do Sacerdócio
A Missa
O Padre na Preparação para a Missa
O Padre em ação de graças
O Padre e o Breviário
O Padre e o Genuflexório
O Padre no Confessionário
O Padre no Púlpito
O Padre instruído
O Padre Diretor espiritual
O Padre e o bom Exemplo
O Padre organizador
O Padre e o Apostolado social
O Padre em sua casa
Padre apóstolo pelo sacrifício
O Padre Pastor das almas
O Padre extremista

II. O Padre na luta contra os vícios
O Padre e o Orgulho
O Padre e a Preguiça
O Padre e a Avareza
O Padre e a Gula
O Padre e o Desânimo
O Padre e a Maledicência
O Padre e a Imodéstia nos olhares
O Padre e o Juízo Temerário
O Padre e a Cólera

III. O Padre no Exercício das virtudes
O Padre Apóstolo pelo Zelo
O Padre Apóstolo pela Caridade
O Padre soldado de Cristo
O Padre e a Sabriedade
O Padre Apóstolo pela Eucaristia
O Padre santificado pela Eucaristia
O Padre Imitador de Cristo
O Padre e o Coração de Jesus
O Padre e o culto de Maria
O Padre e a devoção do Rosário
O Padre e S. José
O Padre e o Purgatório
O Padre com vistas ao futuro
O Padre e o “Consummatum est

_________
OBS.: Agradeço ao leitor e amigo do blog que sempre contribui para que possamos divulgar excelentes obras. É nosso desejo que Nossa Senhora continue derramando graças sobre ti e que Deus lhe pague a caridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html