RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

20 julho, 2023

Teologia Dogmática

Pe. Jesus Bujanda, S.J.
Edição de 1958 - 655 págs

PRÓLOGO

Esta obra pode ser útil:

Aos que estudaram ou estudam Teologia e querem ter à mão, em vernáculo, um resumo breve das questões principais, tratadas nas aulas, sobre as verdades fundamentais da Religião.

Aos professores e alunos de ensino secundário e superior, que não se contentando, nas aulas, com um conhecimento superficial da Religião, desejam instrução mais completa. Segundo a capacidade dos alunos e o tempo de que disponham, poderão, eventualmente, os professores suprimir algumas questões mais difíceis, sobre a SS. Trindade, o Pecado Original, a Graça ou os Sacramentos. Para facilitar o trabalho de professores e alunos, juntou-se, ao fim de cada questão, um resumo em forma de questionário.

Às pessoas, que não tendo estudado Religião num centro de ensino, se acham contudo na posse de muitos conhecimentos recolhidos em exercícios, conferências, leituras e sermões, e querem ter ideia mais precisa e exata dos conhecimentos adquiridos.

O trato com uma pessoa instruída em Religião, que esclareça as dúvidas, que, possivelmente, se lhes deparem na leitura repousada deste livro, será um precioso complemento do mesmo.

Para quem não possuísse essa base de conhecimentos e não dispusesse de professor de Religião, a presente obra seria de escassa utilidade, porque a sua compreensão seria difícil, como difícil é entender um manual de cálculo matemático sem a preparação adequada.

Quem, pelo contrário, tiver suficiente preparação ou contar com professor que lha explique, poderá utilizá-la com fruto e persuadir-se de que, se sabe responder às perguntas postas no fim de cada questão, ficará conhecendo as verdades principais da nossa Fé e delas saberá dar razão.

 

Nota Preliminar da Terceira Edição Portuguesa
 
Na certeza de que um Manual de Teologia Dogmática podia ser útil não só ao clero e seminaristas, mas a todos os estudantes de ensino secundário e superior e, em geral, a todos os católicos desejosos de um conhecimento mais exato e científico da sua Religião, abalançámo-nos ao trabalho da tradução portuguesa do Manual do R. P. Bujanda.
Não nos enganámos porque a 1ª e a 2ª edição esgotaram-se em pouco tempo. A 3ª há muito que vinha sendo reclamada, só hoje é possível apresentá-la, graças a Deus, sensivelmente melhorada.
Além de várias correções; e importantes adições feitas pelo autor na última edição, foram também introduzidos outros aditamentos que nos pareceram oportunos. Distinguem-se pelo asterisco que os precede. Para utilidade dos sacerdotes e seminaristas, as citações da Escritura são feitas também em latim.
 
Caldas da Saúde, 7-X-958.
J. Dionisio de Oliveira, S.J.


2 comentários:

Paulo disse...

Excelente livro e de fácil leitura, como podemos esperar de um manual. Obrigado pela disponibilização. Salve Maria!

Alexandria Católica disse...

Salve Maria!

Agradeço o comentário,

Saudações!

Postar um comentário

Em breve lhe darei um retorno, porém se seu comentário for ofensivo infelizmente terá que ser ignorado, pois aqui não é local para ataques aos ensinamentos seculares da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui o leitor pode estudar para conhecer a beleza e sabedoria do Catolicismo. Salve Maria!

O SANTO DE AUSCHWITZ

Assim dizia São Maximiliano Kolbe:

"De muito boa vontade oferecemos leituras gratuitas a todos aqueles que não possam oferecer nada para esta obra, mesmo privando-se um pouco."

Clique na imagem abaixo para ver a lista de livros disponíveis à venda que ajudam este apostolado

Muitas almas precisam da sua caridade. clique na imagem abaixo.

https://alexandriacatolica.blogspot.com/p/qualquer-qunati-tem-grande-valor.html